Avaliação nutricional e metabólica de pacientes com HIV em uso da terapia antirretroviral no Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5020/2039Palavras-chave:
Ciências da Nutrição, HIV, Metabolismo, Avaliação nutricional.Resumo
Objetivo: Avaliar alterações nutricionais e metabólicas de pacientes com vírus da imunodeficiência adquirida humana (HIV) em terapia antirretroviral. Métodos: Estudo transversal e descritivo, envolvendo pacientes HIV + em uso da HAART (Highly Active Antiretroviral Therapy – Terapia Antiretroviral Altamente Eficaz). Os dados demográficos investigados foram sexo, data de nascimento e tempo de uso da medicação antirretroviral. As variáveis antropométricas foram peso e altura, com cálculo de índice de massa corporal (IMC). Os dados bioquímicos foram perfil lipídico, glicemia, função renal, albumina, ácido úrico, transaminase oxalacética e pirúvica, e hematimetria. Resultados: A população do estudo foi de 70 pacientes, 36 (51,4%) homens e 34 (48,6%) mulheres, com tempo médio de uso da HAART de 34,5 + 16,5 meses. Observou-se prevalência de 42 (60%) eutróficos para o IMC, alterações no perfil lipídico e redução de massa magra em 18 (50%) nos homens e maior presença de obesidade abdominal nas mulheres 23 (67,7%). Conclusão: As pessoas em uso da HAART estudadas apresentam perda de gordura subcutânea, alterações lipídicas e maior prevalência de obesidade abdominal nas mulheres.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















