Vigilância de HIV em acidentes perfurocortantes com trabalhadores da saúde - doi: 10.5020/18061230.2010.p325
DOI:
https://doi.org/10.5020/2033Palavras-chave:
Sorodiagnóstico da AIDS, Riscos Ocupacionais, Acidentes de Trabalho.Resumo
Objetivo: Caracterizar a ocorrência de acidentes com perfuro-cortantes em profissionais da saúde submetidos ao teste rápido de HIV. Métodos: Estudo epidemiológico descritivo, documental, realizado através de notificação de ocorrência de acidentes com perfuro-cortantes no Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, em 2008. Pesquisaram-se as variáveis: sexo, idade, material biológico exposto, tipo de exposição, paciente fonte, paciente acidentado, evolução do caso, situação do acidente, uso de equipamento de proteção individual (EPI), sorologia 180 dias e área de atuação. Resultados: Houve notificação de 143 acidentes, prevalecendo em profissionais da enfermagem, de sexo feminino, de 20 a 30 anos, envolvendo o sangue como material biológico por perfuração percutânea. Não se encontrou padronização no uso de EPI. A sorologia para HIV não evidenciou casos positivos. Conclusão: Este estudo possibilitou caracterizar a ocorrência de acidentes notificados em profissionais da saúde e avaliar o protocolo do atendimento realizado. Também evidenciou a não contaminação pelo vírus HIV.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.