O cotidiano de mães com crianças portadoras de paralisia cerebral - doi:10.5020/18061230.2008.p55
DOI:
https://doi.org/10.5020/177Palavras-chave:
Paralisia Cerebral, Pais, Crianças Portadoras de Deficiência, Pesquisa QualitativaResumo
Objetivo: Identificar as dificuldades enfrentadas pelas mães no cotidiano de crianças com paralisia cerebral. Método: Tratou-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com dez mães de crianças com paralisia cerebral, na faixa etária entre dois e oito anos, os quais estavam em tratamento no Núcleo de Tratamento e Estimulação Precoce (NUTEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no mínimo há seis meses, durante o período de agosto a setembro de 2006. Para a realização das entrevistas, aplicou-se um roteiro semi-estruturado, com base no conhecimento da mãe sobre a doença de sua criança e o que a mesma acarreta no seu cotidiano; também no apoio profissional e familiar. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Dos dados emergiram as seguintes categorias: conhecimento da condição da criança; dificuldades enfrentadas pelas mães; apoio da equipe interdisciplinar e suporte familiar. Evidenciou-se que as participantes passam por diversas dificuldades no dia-a-dia junto ao filho, não recebendo ajuda suficiente dos familiares no cuidado do mesmo, responsabilizando-as por todos os cuidados diários. Considerações finais: É importante o apoio da equipe interdisciplinar, mediante estratégias educativas em saúde que proporcionem orientações as mães, conseqüentemente, melhoria na qualidade de vida no âmbito familiar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.