Significado do conceito de saúde na perspectiva de escolares do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5020/172Palavras-chave:
Educação em saúde, Promoção da saúde, Saúde escolar.Resumo
Objetivo: Investigar como escolares do ensino fundamental concebem o termo saúde.Métodos: Esta investigação, delineada com base nos princípios da pesquisa qualitativa, adotou como sujeitos crianças de 9 a 12 anos de idade, de duas escolas públicas situadas no perímetro urbano de um município do Vale do Rio Itajaí Mirim (Santa Catarina – Brasil). Obtiveram-se os dados através de produções gráficas elaboradas pelos alunos a partir dos princípios do Teste de Associação Livre de Palavras. O corpus da pesquisa constituiu-se por 34 textos que foram avaliados através da Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados demonstraram que o termo saúde está fortemente associado aos aspectos referentes ao bemestar físico, mediante a adoção de medidas de higiene do corpo. Conclusão: Tendo por base os resultados, concluiu-se que os sujeitos pesquisados têm um conceito de saúde muito restrito às medidas de higiene do corpo. Infere-se, portanto, quanto à necessidade de se oportunizar, aos professores destas escolas, oficinas de capacitação que favoreçam a compreensão de um conceito de saúde mais amplo, associado aos fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos, tendo a promoção da saúde como estratégia para a modificação destes condicionantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.