Significado do conceito de saúde na perspectiva de escolares do ensino fundamental - doi:10.5020/18061230.2008.p240

Autores

  • Elisabete Rabaldo Bottan Universidade do Vale do Itajaí
  • Luciane Campos Universidade do Vale do Itajaí
  • Ana Paula Schwarz Verwiebe Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5020/172

Palavras-chave:

Educação em saúde, Promoção da saúde, Saúde escolar.

Resumo

Objetivo: Investigar como escolares do ensino fundamental concebem o termo saúde.Métodos: Esta investigação, delineada com base nos princípios da pesquisa qualitativa, adotou como sujeitos crianças de 9 a 12 anos de idade, de duas escolas públicas situadas no perímetro urbano de um município do Vale do Rio Itajaí Mirim (Santa Catarina – Brasil). Obtiveram-se os dados através de produções gráficas elaboradas pelos alunos a partir dos princípios do Teste de Associação Livre de Palavras. O corpus da pesquisa constituiu-se por 34 textos que foram avaliados através da Análise de Conteúdo. Resultados: Os resultados demonstraram que o termo saúde está fortemente associado aos aspectos referentes ao bemestar físico, mediante a adoção de medidas de higiene do corpo. Conclusão: Tendo por base os resultados, concluiu-se que os sujeitos pesquisados têm um conceito de saúde muito restrito às medidas de higiene do corpo. Infere-se, portanto, quanto à necessidade de se oportunizar, aos professores destas escolas, oficinas de capacitação que favoreçam a compreensão de um conceito de saúde mais amplo, associado aos fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos, tendo a promoção da saúde como estratégia para a modificação destes condicionantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Rabaldo Bottan, Universidade do Vale do Itajaí

Bióloga, Mestre em Educação e Ensino de Ciências; Professora do Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí e Pesquisadora do Grupo Atenção à Saúde Individual e Coletiva.

Luciane Campos, Universidade do Vale do Itajaí

Cirurgiã Dentista, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho; Professora do Curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí e Pesquisadora do Grupo Atenção à Saúde Individual e Coletiva.

Ana Paula Schwarz Verwiebe, Universidade do Vale do Itajaí

Acadêmica do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí, Bolsista do Programa de Iniciação Científica Artigo 170/Governo do Estado/UNIVALI;.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Bottan, E. R., Campos, L., & Verwiebe, A. P. S. (2012). Significado do conceito de saúde na perspectiva de escolares do ensino fundamental - doi:10.5020/18061230.2008.p240. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 21(4), 240–245. https://doi.org/10.5020/172

Edição

Seção

Artigos Originais