Atuação fisioterapêutica no parto humanizado: uma revisão integrativa da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.15401Palavras-chave:
Parto Humanizado, Modalidades de Fisioterapia, Dor do partoResumo
Objetivo: Investigar as formas de atuação da fisioterapia no parto humanizado através de uma revisão integrativa da literatura. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura cuja busca eletrônica foi realizada no mês de maio de 2024, nas bases de dados: Pubmed, Web of Science, Embase e SciELO. Foram selecionados artigos publicados nos últimos cinco anos (2018 a 2023), nos idiomas inglês e português. Os critérios de elegibilidade foram: artigos que abordassem pelo menos uma técnica de atuação fisioterapêutica no trabalho de parto e artigos que possam ser contemplados na sua íntegra. Resultados: Foram selecionados nove artigos. Observou-se que o recurso fisioterapêutico mais utilizado foi a massagem lombossacra e a eletroestimulação transcutânea, ambos com o objetivo de aliviar a dor do processo parturitivo. Outras técnicas também foram utilizadas como: reflexologia, acupressão, calor e corrente interferencial. Outros benefícios foram encontrados como: diminuição da ansiedade, redução do tempo de parto, melhora na satisfação e aumento na tolerância à dor. Verificou-se eficácia das técnicas em todos os estudos dessa revisão. Conclusão: Os resultados sugerem que a fisioterapia com seus recursos e técnicas é uma importante aliada durante o trabalho de parto humanizado ao promover diminuição da dor, redução do tempo de parto e maior satisfação, sendo importante a presença desse profissional nas maternidades.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Priscila Vitória Paiva Dantas, Graziele Paiva Dantas, Viviann Alves de Pontes, Nadine Oliveira Cabral, Gustavo Coringa de Lemos, Joelma Gomes da Silva Rocha, Jaíza Marques Medeiros e Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















