Tentativas de suicídio por intoxicação exógena no Brasil, 2012-2022: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14865Palavras-chave:
Tentativa de Suicídio, Suicídio, Intoxicação, Uso de MedicamentosResumo
Objetivo: As tentativas de suicídio são um prelúdio para a morte e representam um grande problema de saúde pública. A partir disso, o estudo apresenta revisa a literatura no que tange aos fatores de risco, agentes tóxicos mais utilizados e o perfil epidemiológico das pessoas que realizaram tentativas de autocídio por intoxicação exógena no Brasil. Métodos: efetuou-se uma revisão integrativa nas bases de dados a partir do acesso ao Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), ao Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a Biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a Embase entre os anos de 2012 a 2022, incluindo-se estudos observacionais de indivíduos que realizaram tentativas de suicídio com 13 anos de idade ou superior. Resultados: evidenciou-se uma predileção maior das tentativas de autocídio no sexo feminino, em adultos jovens, com comorbidades associadas e contextos desfavoráveis de qualidade de vida. Os agentes tóxicos exógenos mais utilizados foram os medicamentos com grande repercussão na vida do paciente e de todo seu círculo social.
Downloads
Traduções deste artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alessandro Batista Soares, Ana Laura Avila Caumo , Gabriela Pinho Fillmann , Luísa Mostardeiro Tabajara Franche , Marina Tonin , Rodrigo Chultz , Alfredo Cataldo Neto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















