Tentativas de suicídio por intoxicação exógena no Brasil, 2012-2022: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2025.14865Palavras-chave:
Tentativa de Suicídio, Suicídio, Intoxicação, Uso de MedicamentosResumo
RESUMO
Objetivo: As tentativas de suicídio são um prelúdio para a morte e representam um grande problema de saúde pública. A partir disso, o estudo apresenta revisa a literatura no que tange aos fatores de risco, agentes tóxicos mais utilizados e o perfil epidemiológico das pessoas que realizaram tentativas de autocídio por intoxicação exógena no Brasil. Métodos: efetuou-se uma revisão integrativa nas bases de dados a partir do acesso ao Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), ao Portal Regional da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a Biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO) e a Embase entre os anos de 2012 a 2022, incluindo-se estudos observacionais de indivíduos que realizaram tentativas de suicídio com 13 anos de idade ou superior. Resultados: evidenciou-se uma predileção maior das tentativas de autocídio no sexo feminino, em adultos jovens, com comorbidades associadas e contextos desfavoráveis de qualidade de vida. Os agentes tóxicos exógenos mais utilizados foram os medicamentos com grande repercussão na vida do paciente e de todo seu círculo social.
Descritores: Tentativa de suicídio; Intoxicação; Intoxicações
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.