Estratégias na atenção primária à saúde no pré-natal e puerpério: o papel dos agentes comunitários de saúde
Papel do ACS na saúde da mulher
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14830Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Promoção da Saúde, Saúde da Mulher, Violência ObstétricaResumo
Objetivo: Compreender como agentes comunitários de saúde identificam as estratégias na atenção primária à saúde, com intuito de captar as recomendações para a assistência nos serviços de pré-natal e puerpério. Método: Pesquisa multicêntrica, qualitativa, com abordagem da etnografia crítica, visando à análise de questões culturais, de saberes e ações. A pesquisa foi realizada em municípios dos estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e da Paraíba, no período de julho de 2019 a março de 2020, por meio de grupos focais presenciais. O reconhecimento da existência de condições promotoras e mantenedoras da violência obstétrica, e o processo indefinido de referência-contrarreferência desses casos guiaram a análise temática. Resultados: Durante os cinco grupos focais dos discursos dos 48 participantes, predominantemente do sexo feminino, emergiram percepções da prática na identificação, monitoramento, referência e contrarreferência dos casos de violência obstétrica. Os participantes fizeram relatos sobre a efetividade e viabilidade das ações de suporte ao trabalho, bem como sobre as dificuldades ou lacunas nesses processos. Desse modo, foi evidenciada a indefinição da prática interprofissional, a qual ocorre somente nas situações em que os agentes estabelecem excelentes relações interprofissionais. Porém, embora estejam na linha de frente, não há um canal facilmente identificável pelos agentes para comunicar tais ocorrências. Conclusão: A identificação dessa violência, somada à falta de informação dos agentes, junta-se à precária organização da rede de ação, descontinuando o acompanhamento dos casos. A capacitação dos agentes é condição para a promoção do empoderamento das mulheres, pautado em seus direitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.