Risco de queda em idosos internados em um Hospital Universitário
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14679Palavras-chave:
Segurança do paciente, Fatores de risco, Hospitalização, Idoso, Cuidados de enfermagemResumo
Objetivo: analisar o risco de quedas em idosos hospitalizados. Métodos: Estudo transversal, descritivo e observacional realizado em um hospital universitário. A população do estudo foi composta por pessoas de ambos os sexos, internadas nas unidades de internação cirúrgica e clínica médica, com idade igual ou superior a 60 anos. A coleta de dados ocorreu por meio de instrumento estruturado para obtenção de informações sociodemográficas e clínicas, risco de quedas com Escala Morse e ações implementadas para redução de riscos. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva simples e análise da associação entre variáveis sociodemográficas e clínicas e risco de quedas segundo a escala de Morse, utilizando-se os testes Qui-quadrado e Fisher, com nível de significância de 5% e p-valor ≤ 0,05. Resultados: Dos 174 participantes, a maioria era do sexo masculino (51,72%), com diagnóstico de doenças cardiovasculares (39,65%), tempo de internação de 0 a 4 dias (51,72%). Observou-se que 57% dos idosos apresentaram alto risco de queda, 14,94% possuíam calçados seguros, 97,12% dos leitos não possuíam companhia funcional e 17,81% dos pacientes possuíam pulseira de identificação de risco. Conclusão: A maioria dos idosos apresentou alto risco de quedas, além disso, há falhas na implementação de medidas de prevenção pela instituição hospitalar que favorecem o risco de quedas e, consequentemente, implicam na qualidade da assistência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.