Satisfação de pessoas idosas com o atendimento na Atenção Primária à Saúde
Satisfação de pessoas idosas com atendimento
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14640Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Saúde do Idoso, Satisfação do Paciente, Acesso aos Serviços de Saúde, Utilização de Instalações e ServiçosResumo
Objetivo: Analisar a satisfação de pessoas idosas com o atendimento na Atenção Primária à Saúde em uma cidade de médio porte do Brasil. Método: Estudo transversal, com amostragem probabilística de 162 pessoas idosas, em Campina Grande, Brasil, no ano de 2017. Os dados foram coletados com instrumento contendo variáveis sociodemográficas, de acesso e utilização de serviços de saúde e de satisfação com o atendimento, aplicado de forma presencial na residência dos participantes. Realizaram-se análises univariada e múltipla, por meio de Regressão de Poisson, com auxílio do Software Stata® ,considerando um intervalo de confiança de 95% e significância estatística quando p < 0,05. Resultados: A taxa de satisfação da pessoa idosa com o atendimento na Atenção Primária à Saúde foi de 70% (IC: 63% – 77%). A estimativa ajustada foi 64% maior quando o usuário obteve consulta com um profissional de saúde na última vez que procurou atendimento (aRP = 1,64 [comparado com quem não obteve]; IC: 1,11 – 2,43; p = 0,013) e 21% maior quando recebeu visita domiciliar de um profissional de saúde nos últimos 30 dias (aRP = 1,21 [comparado com quem não recebeu]; IC: 1,02 – 1,45; p = 0,029). Entretanto, foi 36% menor quando os participantes relataram espera em fila superior a duas horas no último atendimento (aRP = 0,64 [comparado com espera de até duas horas]; IC95: 0,43 – 0,96; p = 0,030). Conclusão: A satisfação de pessoas idosas com o atendimento na Atenção Primária à Saúde é consistente com achados disponíveis e está associada a aspectos de acesso e utilização dos serviços, como a obtenção de atendimento diante de uma necessidade manifesta, o recebimento de visitas domiciliares e o tempo de espera em fila para ser atendido.
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