Projeto “Dá uma olhada no rótulo”: relato de experiência em alfabetização alimentar

Projeto “Dá uma olhada no rótulo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14469

Palavras-chave:

Promoção da saúde; Educação alimentar e nutricional; Rotulagem de alimentos.

Resumo

Objetivo: Promover a alfabetização alimentar por meio da leitura e análise de rótulos, em adolescentes portugueses que cursam o Ensino Médio. Síntese dos dados: “Dá uma olhada no rótulo” foi um projeto realizado dentro das disciplinas de Educação Física e de Cidadania e Desenvolvimento, visando uma nova abordagem para o ensino de alimentação e nutrição. Os dados da avaliação diagnóstica revelaram dificuldades na leitura e análise da informação contida nos rótulos dos alimentos que os estudantes consomem e compram regularmente. O projeto teve duração de 5 semanas, entre abril e maio de 2022, numa escola da cidade de Vila Real, Portugal. Participaram nas atividades 3 professores e 18 estudantes. Inicialmente foi aplicado um pré-teste para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre rotulagem de alimentos e, ao final, um pós-teste para comprovar os conhecimentos dos estudantes. As atividades foram diversificadas: dentro/fora da sala de aula; apresentações individuais versus apresentações em grupo; atividades teóricas e práticas de análise de rótulos, finalizando com um peddy-paper para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o projeto. Conclusão: Os resultados indicam que os estudantes foram capazes de compreender e aplicar os conhecimentos. O projeto “Dá uma olhada no rótulo” ajudou a aumentar a alfabetização alimentar e pode ser utilizado em várias disciplinas como uma boa estratégia para promover uma alimentação saudável. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Miguel Lameirão Morais, Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real, Portugal

Professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real, Portugal. Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Vila Real, Portugal.

Maria Isabel Martins Mourão Carvalhal, Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano - CIDESD, Vila Real, Portugal

Doutorada em Ciências da Motricidade (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD (2000), Mestre em Ciências da Educação, Metodologia do Ensino da Educação Física, Faculdade Motricidade Humana, Lisboa (1995) e Licenciada em Educação Física, (INEF). (1977). Professora Associada, aposentada do Departamento de Ciências do Desporto Exercício e Saúde da ECVA da UTAD, investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro.. Tem experiência na área de Ciências do Desporto e Educação Física com ênfase em Desenvolvimento Motor. As linhas de pesquisa centram-se na área do desenvolvimento da criança especificamente: inter-relação entre obesidade, actividade física, competência motora e cognição.

Sandra Celina Fernandes Fonseca, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Mestre em Promoção/Educação para a Saúde e Doutora em Ciências da Saúde. Professora Auxiliar no Departamento de Ciências do Desporto, Exercício e Saúde, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Investigadora do Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD).

Publicado

2024-06-01

Como Citar

Morais, R. M. L., Carvalhal, M. I. M. M., & Fonseca, S. C. F. (2024). Projeto “Dá uma olhada no rótulo”: relato de experiência em alfabetização alimentar: Projeto “Dá uma olhada no rótulo”. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–11. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14469

Edição

Seção

Descrição de Experiências