Projeto “Dá uma olhada no rótulo”: relato de experiência em alfabetização alimentar
Projeto “Dá uma olhada no rótulo”
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14469Palavras-chave:
Promoção da saúde; Educação alimentar e nutricional; Rotulagem de alimentos.Resumo
Objetivo: Promover a alfabetização alimentar por meio da leitura e análise de rótulos, em adolescentes portugueses que cursam o Ensino Médio. Síntese dos dados: “Dá uma olhada no rótulo” foi um projeto realizado dentro das disciplinas de Educação Física e de Cidadania e Desenvolvimento, visando uma nova abordagem para o ensino de alimentação e nutrição. Os dados da avaliação diagnóstica revelaram dificuldades na leitura e análise da informação contida nos rótulos dos alimentos que os estudantes consomem e compram regularmente. O projeto teve duração de 5 semanas, entre abril e maio de 2022, numa escola da cidade de Vila Real, Portugal. Participaram nas atividades 3 professores e 18 estudantes. Inicialmente foi aplicado um pré-teste para avaliar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre rotulagem de alimentos e, ao final, um pós-teste para comprovar os conhecimentos dos estudantes. As atividades foram diversificadas: dentro/fora da sala de aula; apresentações individuais versus apresentações em grupo; atividades teóricas e práticas de análise de rótulos, finalizando com um peddy-paper para aplicar os conhecimentos adquiridos durante o projeto. Conclusão: Os resultados indicam que os estudantes foram capazes de compreender e aplicar os conhecimentos. O projeto “Dá uma olhada no rótulo” ajudou a aumentar a alfabetização alimentar e pode ser utilizado em várias disciplinas como uma boa estratégia para promover uma alimentação saudável.
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