Análise dos óbitos perinatais na Região Metropolitana da Grande Vitória quanto a sua evitabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14357Palavras-chave:
mortalidade infantil, perda perinatal, natimorto, assistência materno-infantilResumo
Objetivo: Analisar os óbitos perinatais da Região Metropolitana da Grande Vitória e sua classificação quanto a sua evitabilidade. Método: Estudo ecológico e descritivo, com abordagem quantitativa dividido em duas etapas. Onde a etapa I consiste na coleta dos dados secundários e utilização de técnicas de análise espacial para caracterização da mortalidade perinatal na Região Metropolitana da Grande Vitória e a etapa II refere-se à descrição do perfil epidemiológico da mortalidade perinatal sob a perspectiva da evitabilidade. Resultados: Os estudos revelaram que 92,69% dos óbitos são evitáveis, com maior concentração em óbitos evitáveis por adequada atenção ao parto, seguido de reduzíveis por adequado controle na gravidez (36,53). Apenas 4,69% dos óbitos foram classificados em não evitáveis e 2,62% como mal definidas. Conclusão: Os óbitos perinatais no estado do Espírito Santo, considerando as classificações de evitabilidade apresentaram maior ocorrência em decorrência de uma adequada atenção à mulher no parto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.