Análise dos óbitos perinatais na Região Metropolitana da Grande Vitória quanto a sua evitabilidade
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14357Palavras-chave:
mortalidade infantil, perda perinatal, natimorto, assistência materno-infantilResumo
Objetivo: Analisar os óbitos perinatais da Região Metropolitana da Grande Vitória e sua classificação quanto a sua evitabilidade. Método: Estudo ecológico e descritivo, com abordagem quantitativa dividido em duas etapas. Onde a etapa I consiste na coleta dos dados secundários e utilização de técnicas de análise espacial para caracterização da mortalidade perinatal na Região Metropolitana da Grande Vitória e a etapa II refere-se à descrição do perfil epidemiológico da mortalidade perinatal sob a perspectiva da evitabilidade. Resultados: Os estudos revelaram que 92,69% dos óbitos são evitáveis, com maior concentração em óbitos evitáveis por adequada atenção ao parto, seguido de reduzíveis por adequado controle na gravidez (36,53). Apenas 4,69% dos óbitos foram classificados em não evitáveis e 2,62% como mal definidas. Conclusão: Os óbitos perinatais no estado do Espírito Santo, considerando as classificações de evitabilidade apresentaram maior ocorrência em decorrência de uma adequada atenção à mulher no parto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Lucas Souza Ramos, Ana Paula de Araújo Machado, Juliana Maria Bello Jastrow, Lais Rodrigues Martins, Larissa Zuqui Ribeiro, Luiz Carlos de Abreu, Italla Maria Pinheiro Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















