Instrumentos para avaliação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14348Palavras-chave:
Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Colaboração Intersetorial, Política Pública, Promoção da SaúdeResumo
Objetivo: Investigar os instrumentos disponíveis para avaliação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio das bases de dados SciELO e BVS, e consulta à literatura cinza, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período compreendido entre os anos 2010 e 2020. Resultados: Foram encontradas 828 publicações, sendo que 18 atenderam aos critérios de inclusão. Identificou-se distintas metodologias aplicadas para o processo avaliativo, embora haja uma insuficiência de instrumentos para o monitoramento e avaliação em promoção da saúde. Conclusão: A complexidade da avaliação das políticas de promoção da saúde não permitiu a identificação de um padrão avaliativo, sendo fundamental o reconhecimento da importância da intersetorialidade, de metodologias participativas e da elaboração de modelos avaliativos que considerem a articulação de metodologias quantitativas e qualitativas, bem como a inclusão de questões sociopolíticas inerentes às distintas realidades onde são desenvolvidas as políticas intrassetoriais e intersetoriais de promoção da saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.