Instrumentos para avaliação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14348

Palavras-chave:

Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Colaboração Intersetorial, Política Pública, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: Investigar os instrumentos disponíveis para avaliação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, por meio das bases de dados SciELO e BVS, e consulta à literatura cinza, nos idiomas inglês, português e espanhol, no período compreendido entre os anos 2010 e 2020. Resultados: Foram encontradas 828 publicações, sendo que 18 atenderam aos critérios de inclusão. Identificou-se distintas metodologias aplicadas para o processo avaliativo, embora haja uma insuficiência de instrumentos para o monitoramento e avaliação em promoção da saúde. Conclusão: A complexidade da avaliação das políticas de promoção da saúde não permitiu a identificação de um padrão avaliativo, sendo fundamental o reconhecimento da importância da intersetorialidade, de metodologias participativas e da elaboração de modelos avaliativos que considerem a articulação de metodologias quantitativas e qualitativas, bem como a inclusão de questões sociopolíticas inerentes às distintas realidades onde são desenvolvidas as políticas intrassetoriais e intersetoriais de promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Noll Gonçalves, Universidade Federal do Paraná - UFP, Curitiba, Paraná, Brasil

Doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2021), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná (2017), Especialização em Gestão da Saúde pela Universidade Federal do Paraná (2019), Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pelotas (2014), Aperfeiçoamento em Cirurgia Oral Menor pela Futuro Faculdade de Tecnologia (2013), Graduação em Administração Pública pela Universidade Federal do Paraná (2021), Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (2006), Curso Técnico em Prótese Dentária pelo Instituto Federal do Paraná (2012), Curso Técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Padre João Bagozzi (1999). Atualmente, gerencia o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e é responsável pela Seção de Saúde Bucal da Prefeitura Municipal de Campo Largo/PR. Tem experiência na área de Gestão da Saúde, Políticas Públicas, Saúde Coletiva, Políticas e Serviços de Saúde, Avaliação em Saúde, Estratégia Saúde da Família e Odontologia Clínica Geral.

Jéssica Rodrigues da Silva Noll Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Curitiba, Paraná, Brasil

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná (2016), Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Paraná, linha de pesquisa Políticas e Serviços de Saúde (2018), e Doutorado em Odontologia com Ênfase em Saúde Coletiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR (2021). Possui experiência na área de Saúde Coletiva, e atua principalmente nos temas de Gestão e Avaliação em Saúde, Políticas de Saúde, Promoção da Saúde, Vigilância em Saúde e Avaliação em Educação.

Rafael Gomes Ditterich, Universidade Federal do Paraná - UFP, Curitiba, Paraná, Brasil

Graduação em Odontologia pela PUCPR (2003) e Gestão Pública pela UEPG (2023), mestrado em Odontologia (Clínica Integrada) pela UEPG (2006) e doutorado em Odontologia (Saúde Coletiva) pela PUCPR (2011). Também possui especialização em: Odontologia em Saúde Coletiva (2005); Gestão em Saúde (2011); Planejamento, Implantação e Gestão em EAD (2015); Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde Bucal (2019) e Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde (2020). Pós-doutor no Programa de Pós-Graduação em Odontologia na UP (2021). Atualmente sou: Professor Associado do Departamento de Saúde Coletiva; Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Política, Avaliação e Gestão em Saúde (PAGS); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (Mestrado e Doutorado), Vice-coordenador e Professor Permanente do Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE) da Universidade Federal do Paraná. Membro do GT Saúde Bucal Coletiva e da Comissão de Política, Planejamento e Gestão da ABRASCO. Coordenador da Comissão de Políticas Públicas de Saúde Bucal do Conselho Federal de Odontologia (desde jul/23); Membro efetivo (representante da ABENO) na Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB) no Conselho Nacional de Saúde e Coordenador da Comissão de Saúde Coletiva do Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO/PR). Na gestão acadêmico, fui: Diretor Acadêmico e Coordenador Geral da Pós-Graduação da Faculdade Herrero (2008-09). Gestor de Projetos (Gestor Pedagógico) do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (2009). Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da UFPR (2012-2016) e Vice-Coordenador do Curso de Odontologia da UFPR (2016-20). Sou avaliador do Ministério da Educação (MEC/INEP e MEC/CNRMS) e do Ministério da Saúde (PMAQ-CEO/1o e 2o Ciclos). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de Saúde, Gestão e Avaliação em Saúde, Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde, Estratégia Saúde da Família , Ensino na Saúde, Fluoretos e Epidemiologia Bucal.

Roberto Eduardo Bueno, Universidade Federal do Paraná - UFP, Curitiba, Paraná, Brasil

Pós-Doutorado, Doutor, Mestre e Especialista em Saúde Coletiva pela PUCPR. Especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Instituto Sírio-Libanês. Especialista em Educação Ambiental pelo IBPEX. Bacharel em Odontologia pela UFPR. Licenciado em Biologia pela UNERJ. Professor dos Programas de Pós-Graduação: Políticas Públicas; Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais; Desenvolvimento Territorial Sustentável - UFPR. Professor do Bacharelado em Saúde Coletiva do Setor Litoral da UFPR. Pesquisador do grupo de pesquisa: Política, Avaliação e Gestão em Saúde da UFPR. Pesquisador das temáticas: Análise de Políticas Públicas em Saúde; Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável; Epidemiologia Social e Estudos Epidemiológicos do tipo Ecológico; Educação em Saúde Ambiental; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Saúde.

Publicado

2024-08-02

Como Citar

Gonçalves, R. N., Gonçalves, J. R. da S. N., Ditterich, R. G., & Bueno, R. E. (2024). Instrumentos para avaliação de políticas públicas voltadas à promoção da saúde: uma revisão integrativa. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 37, 1–14. https://doi.org/10.5020/18061230.2024.14348

Edição

Seção

Artigos de Revisão