Cobertura de saúde bucal no Brasil, região Norte e Rondônia de 2010 a 2020
Saúde bucal no Brasil: 2010 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.14007Palavras-chave:
Sistema de Informação em Saúde, Indicador de saúde, Odontologia em saúde pública, Gestão da Informação em Saúde, Gestão em SaúdeResumo
Objetivo: Analisar a evolução temporal da cobertura em saúde bucal, realizando um comparativo entre Brasil, região Norte e Estado de Rondônia no período de 2010 a 2020. Materiais e Métodos: Estudo de série temporal a partir dos dados emitidos pela plataforma de sistema de informação da Atenção Básica onde extraíram informações sobre população, quantidade de equipes de saúde bucal e da cobertura em saúde bucal. Para a análise de tendência, definida como estacionária, decrescente ou crescente, realizou regressão linear aplicando a técnica de Prais-Winsten, após verificação de autocorrelação serial por meio do teste de Durbin e Watson no STATA 16.0. Resultados: No Brasil e Região Norte houve crescimento da cobertura das equipes de saúde bucal ( o Estado de Rondônia manteve com taxa anual estacionária para a estratégia de saúde da família (-2,17; IC95%: -4,78; 0,51) e para a atenção básica (-1,32; IC95%: -3,83; 1,25). Conclusão: O estudo demonstra que a taxa de cobertura encontrada no Brasil e Região Norte estão acima da taxa preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 46% e Rondônia além de não ter tido aumento no período estudado está abaixo da meta de cobertura, sendo necessárias ações estratégicas que contribuam para o avanço da cobertura em saúde bucal no Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.