Evolución temporal de la salud bucal en Brasil, región Norte y Rondônia

Salud bucal en Brasil: 2010 a 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.14007

Palabras clave:

Sistema de Información en Salud, Odontología en Salud Pública, Indicador de Salud, Gestión de la Información en Salud, Gestión en Salud

Resumen

Objetivo: Analizar la evolución temporal de la
salud bucal en Brasil, región Norte y Rondônia de 2010 a 2020. Métodos: Estudio de serie temporal a partir de los datos del Sistema de Información de la Atención Primaria con informaciones sobre población, equipos y de cobertura de salud bucal. Para el análisis de tendencia, fue realizada regresión linear, después de hacer verificación de auto-correlación serial. Resultados: La tasa de cobertura de la salud bucal de Brasil en la ESF en 2020 fue 43,90% con un crecimiento de 1,72 (IC95%: 1,36; 2,08) en el período de 2010 a 2020, en el Norte la tasa fue 42,49% y crecimiento de 2,38 (IC95%: 1,93; 2,84) y Rondônia la tasa de 28,63% y tendencia estacionaria -2,17 (IC95%: -4,78; 0,51). En la Atención Primaria para el año de 2020 en Brasil tuvo una tasa de 55,36% en 2020 y con crecimiento anual en el periodo estudiado de 0,70 (IC95%: 0,05; 1,35), en Norte tasa 52,06% y crecimiento anual de 1,77 (IC95%: 0,93; 2,62) y Rondônia tasa de 36,08% y tendencia anual estacionaria -1,32 (IC95%: -3,83; 1,25). Conclusión: El estudio revela que la cobertura de salud bucal en Brasil y en la Región Norte está arriba de la meta del Ministerio de la Salud, sin embargo, Rondônia presenta una cobertura debajo de la meta y sin crecimiento en el periodo estudiado. Así, son necesarias acciones estratégicas que fomenten acceso equitativo y de calidad a los servicios odontológicos, además de acciones de promoción de la salud. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Oliveira Santos, Centro Universitário São Lucas, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Odontóloga. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Rondônia UNIR-RO(2022). Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário São Lucas(2018). Trabalhou como Cirurgiã-Dentista- Clínica Odontológica Rident (2019).Trabalhou como Coordenadora Estadual de Saúde Bucal- Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia(2019). Experiência administrativa e prática na área de Odontologia

Priscilla Perez da Silva Pereira, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2010). Especialista em Políticas Informadas por Evidências pelo Hospital Sírio Libanês (2021). Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela UNIFESP (2007). Possui graduação em Enfermagem (2005). Atualmente é professora na Universidade Federal de Rondônia no Departamento de Enfermagem, coordenadora do Mestrado em Gestão do Cuidado em Enfermagem parceria Unir/UFSC, docente Programa de Pós-graduação em Psicologia, docente da Residência em Saúde da Família, líder do Laboratório de Pesquisa sobre Cuidados em Saúde (LAPECS), coordena o Núcleo de Avaliação em Tecnologia em Saúde - NATSRO e representa a região Norte no Comitê Gestor da rede Rede Brasileira de Avaliação em Tecnologias em Saúde (REBRATS). É avaliadora de cursos de Enfermagem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Daniela Oliveira Pontes, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Doutorado pelo Curso de Doutorado da Escola de Enfermagem Anna Nery Dinter UFRJ-UNIR (2017-2022). Mestre em Administração pelo Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Rondônia, defendeu a dissertação: Planejamento municipal em saúde, sob a óptica do planejamento estratégico: um estudo das características de um município da Amazônia Ocidental, Porto Velho/RO. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do Sistema Único de Saúde - SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2013-2014) e Especialista em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ (2016-2017). Bacharel e licenciada em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR em 2009, defendeu a tese de conclusão de curso com o tema: Vulnerabilidade à Infecção De Dst/Hiv E Aids Entre Mulhers em situação de prisão em Porto Velho-RO, possui participações em projetos de pesquisa e extensões universitárias principalmente na área de Saúde Coletiva. Atualmente é Coordenadora Estadual de Segurança do Paciente - RONDÔNIA (Agência Estadual de Vigilância em Saúde). Atuou como docente da disciplina de Saúde Coletiva, História, legislação e ética e Projeto Integrador do Centro Universitário São Lucas de Porto Velho - RO.

Rosa Maria Ferreira de Almeida, Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Doutorado pelo Curso de Doutorado da Escola de Enfermagem Anna Nery DINTER UFRJ-UNIR (2017-2022). Mestre em Administração pelo Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Rondônia, defendeu a dissertação: Planejamento municipal em saúde, sob a óptica do planejamento estratégico: um estudo das características de um município da Amazônia Ocidental, Porto Velho/RO. Especialista em Educação na Saúde para Preceptores do Sistema Único de Saúde - SUS pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2013-2014) e Especialista em Segurança do Paciente para Profissionais da Rede de Atenção às Urgências e Emergências pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz (2016-2017). Bacharel e licenciada em Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR em 2009, defendeu a tese de conclusão de curso com o tema: Vulnerabilidade à Infecção De Dst/Hiv E Aids Entre Mulheres em situação de prisão em Porto Velho-RO, possui participações em projetos de pesquisa e extensões universitárias principalmente na área de Saúde Coletiva. Atualmente é Coordenadora Estadual de Segurança do Paciente - Rondônia (Agência Estadual de Vigilância em Saúde). Atuou como docente da disciplina de Saúde Coletiva, História, legislação e ética e Projeto Integrador do Centro Universitário São Lucas de Porto Velho - RO.

Andriely Alayne Carvalho Sabini, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Acadêmica de Enfermagem na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Participante no grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa sobre Cuidados em Saúde - LAPECS, do(a) Universidade Federal de Rondônia. E membro da Liga Acadêmica de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos de Rondônia (LADOT), em que atua como vice-presidente.

Ana Giselle Aguiar Dias, Abrange de Rio Branco, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Doutora em saúde bucal da criança pela faculdade de odontologia de Araçatuba.UNESP-SP.É graduada em Odontologia pela Universidade de Cuiabá-UNiC- 1999. Foi professora do Centro Universitário São Lucas. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontopediatria, Saúde Coletiva e Biossegurança. É Especialista em Odontopediatria, Dentística e Metodologia do Ensino Superior. É Mestre em Dentística pela Universidade de Taubaté-SP. Foi Coordenadora dos cursos de Especialização em Odontopediatria do Centro Universitário São Lucas e da Abrange de Rio Branco-AC e Porto Velho-RO. Atuou como gerente da divisão de saúde bucal do município de Porto Velho de fevereiro de 2021 a junho de 2022. É coordenadora do curso de Especialização em Odontopediatria Abrange de Cacoal-RO. Atua com responsável técnica e odontopediatra na clínica Oralmed Family.

Publicado

2023-10-23

Cómo citar

Santos, P. O., Pereira, P. P. da S., Pontes, D. O., Almeida, R. M. F. de, Sabini, A. A. C., & Dias, A. G. A. (2023). Evolución temporal de la salud bucal en Brasil, región Norte y Rondônia: Salud bucal en Brasil: 2010 a 2020. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 36, 9. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.14007

Número

Sección

artículos originales