Comparação do perfil de venda da azitromicina antes e durante a pandemia do COVID-19 no interior da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13933Palavras-chave:
COVID-19, Azitromicina, Medicamentos de venda assistida, Uso de medicamentosResumo
Objetivo: Caracterizar o perfil de venda da azitromicina durante a pandemia da COVID-19 e comparar esse perfil com o ano anterior em um município no interior da Bahia. Métodos: Trata-se de estudo transversal com delineamento descritivo analítico. Os dados da amostra foram extraídos da base de dados do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, município de Jequié, anos de 2019, 2020 e 2021. O teste Qui-quadrado de Pearson foi usado para comparar as proporções das variáveis categóricas. A relação entre variáveis contínuas foi realizada por meio do modelo de Regressão linear simples. Adotou-se um nível de significância de 0,05. Resultados: Verificou-se que o comprimido revestido foi o mais vendido em todos os anos, sobretudo em 2020, representando 89% das vendas; a faixa etária de 18-59 anos alcançou maior frequência em 2020, com 73,5%. O conselho de classe do prescritor foi, predominantemente, o Conselho Regional de Medicina que teve total de 92,7% das prescrições no ano de 2019, 91,4% em 2020 e 92,2% em 2021. Verificou-se associação estatística entre a forma farmacêutica e o sexo. Observou-se correlação entre quantidade vendida de azitromicina e número de casos confirmados de COVID-19 (r=0,931, p<0,001, R2=0,867). Conclusão: Verificou-se aumento na venda do antimicrobiano Azitromicina, com correlação entre quantidade vendida e número de casos confirmados de COVID-19, ligada ao incentivo do uso irracional de medicamentos, o que reforça a necessidade de incluir o farmacêutico como um agente essencial na promoção da saúde e ações de educação em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.