Evolução da Obesidade e sua Relação com Câncer de Mama em Mulheres Nordestinas
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13841Palavras-chave:
Câncer de mama, Obesidade, Indicadores de Doenças Crônicas.Resumo
Objetivo: Investigar a associação entre a evolução das taxas de obesidade e incidência de câncer de mama em mulheres residentes nas capitais da região Nordeste do Brasil entre 2008 e 2018. Métodos: Estudo observacional ecológico do tipo série temporal, que utilizou os dados de prevalência de obesidade obtidos do Vigilância de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL) e os dados de estimativa do câncer de mama obtido do Instituto Nacional do Câncer (INCA). A amostra foi composta de mulheres maiores de 18 anos residentes nas capitais da região nordeste do Brasil. Utilizou-se como variável exposição os dados de Indíce de Massa Corporal (IMC) por obesidade; e como variável desfecho as estimativas anuais de câncer de mama em uma década. Os dados foram analisados pelo teste de correlação de Pearson. Resultados: A obesidade evidencia um aumento das frequências em todas as capitais da Região Nordeste em uma década, com maior destaque na capital de Teresina (86,6%), além de que se percebe um crescimento das taxas brutas de incidência de câncer de mama apontando um maior incremento na capital de Fortaleza (102,18%). Conclusão: A prevalência de obesidade aumenta concomitante com o aumento das taxas brutas de incidência de câncer de mama.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernando Natalense da Costa, Priscilla de Lima Carneiro , Sara Maria Moreira Lima Verde, Italo Wesley Oliveira Aguiar, Ilana Nogueira Bezerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















