Obesidad y cáncer de mama en mujeres del noreste

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13841

Palabras clave:

Câncer de mama, Obesidade, Indicadores de Doenças Crônicas.

Resumen

Objetivo: Investigar la asociación entre la evolución de las tasas de obesidad y la incidencia de cáncer de mama en mujeres residentes en las capitales de la región Nordeste de Brasil entre 2008 y 2018. Métodos: Estudio observacional ecológico del tipo serie temporal, que utilizó los datos de prevalencia de obesidad obtenidos de la Vigilancia de Enfermedades Crónicas por Encuesta Telefónica (VIGITEL) y los datos de estimación de cáncer de mama obtenidos del Instituto Nacional del Cáncer (INCA). La muestra estuvo compuesta por mujeres mayores de 18 años residentes en las capitales de la región noreste de Brasil. La variable exposición fueron los datos del Índice de Masa Corporal (IMC) para la obesidad; y como variable de resultado las estimaciones anuales de cáncer de mama en una década. Los datos fueron analizados mediante la prueba de correlación de Pearson. Resultados: La obesidad muestra un aumento de frecuencias en todas las capitales de la Región Nordeste en una década, con mayor prominencia en la capital de Teresina (86,6%), además de un aumento en las tasas brutas de incidencia de cáncer de mama, indicando un mayor aumento en la capital de Fortaleza (102,18%). Conclusión: La prevalencia de obesidad aumenta concomitantemente con el aumento de las tasas brutas de incidencia de cáncer de mama.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernando Natalense da Costa, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (2022). Atualmente é mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS). Atua como pesquisador nos seguintes temas: câncer de mama, epidemiologia e atividade metabólica. 

Priscilla de Lima Carneiro , Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduação em Nutrição pela Universidade de Fortaleza, pós-graduada em Comportamento Alimentar pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS) e Mestre em Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPGNS/UECE). Atualmente trabalha como assessora técnica no Grupo Técnico Vigilância Epidemiológica das Doenças Crônicas e Agravos não Transmissíveis (DANT) da Célula de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis, localizada na Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP) da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE), atuando com foco na vigilância epidemiológica dos principais Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Atuou como bolsista de extensão tecnológica pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) no período de maio de 2017 a novembro de 2021. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em vigilância epidemiologia das DCNT e seus fatores de risco e proteção. No âmbito da pesquisa os temas de interesse são: obesidade, consumo alimentar, comportamento alimentar, epidemiologia das DCNT e seus fatores de risco e proteção com foco no câncer de mama e outras doenças crônicas.

Sara Maria Moreira Lima Verde, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil

Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS/CCS/UECE). Coordeno o Grupo de Estudos e Pesquisa em Nutrição Oncológica (GENO) e o Laboratório de Bioquímica Humana, desenvolvendo pesquisas que investigam a interface entre dieta, perfil de peso e composição corporal em mulheres sobreviventes do câncer. Sou Nutricionista, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Nutrição Clínica (UECE), Mestre em Saúde Pública (FSP/USP), Doutora em Ciências pelo Programa de Nutrição em Saúde Pública (FSP/USP) e Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO). Coordeno o colegiado do Curso de Graduação em Nutrição/ UECE. Sou integrante do colegiado do ICDEP Fortaleza.

Italo Wesley Oliveira Aguiar, Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil

Nutricionista doutorando em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação de Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, (CE), Brasil

Ilana Nogueira Bezerra, Universidade Estadual do Ceará - UECE,  Fortaleza, Ceará, Brasil

Pesquisadora e professora adjunta do Curso de Graduação em Nutrição e do Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde (PPGNS) da Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, (CE), Brasil.

Publicado

2023-11-01

Cómo citar

Costa, F. N. da, Carneiro , P. de L., Verde, S. M. M. L., Aguiar, I. W. O., & Bezerra, I. N. (2023). Obesidad y cáncer de mama en mujeres del noreste. Revista Brasileña En Promoción De La Salud, 36, 11. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13841

Número

Sección

artículos originales