Implicações do isolamento social da COVID-19 em famílias com crianças e adolescentes com Autismo
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13678Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista, COVID-19, Isolamento Social, Núcleo Familiar.Resumo
Objetivo: Analisar as implicações do isolamento social decorrente da pandemia em famílias com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. Método: Trata-se de um estudo analítico, quantitativo e transversal realizado de junho a julho de 2020. O questionário com 31 questões foi aplicado utilizando-se a ferramenta “Google formulário”, sendo respondido por 90 pais ou mães de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista residentes no Estado do Ceará. Resultados: Demonstrou-se que as principais implicações do isolamento sobre essas famílias podem ser agrupadas em três eixos: rotina familiar e terapêutica; aspectos comportamentais e condições associadas; e relações familiares. Destaca-se a existência de mudanças significativas na rotina familiar deste público, agravando aspectos comportamentais e condições associadas. Por outro lado, o período de isolamento social culminou no fortalecimento do vínculo familiar em alguns casos. Conclusão: O estudo reforça a importância de políticas públicas que instituem apoio e capacitação parental, sem que isso culmine em mera transferência de responsabilidade. Uma unidade familiar norteada pelo respeito e acolhimento, com mães e pais emocionalmente fortalecidos é fator importante para a estimulação e o desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. As evidências podem favorecer e inspirar estratégias de estimulação e integração de crianças e adolescentes autistas e suas famílias, saindo dos espaços tradicionais para outras alternativas criativas identificadas durante a pandemia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.