Conhecimento, atitude e prática de universitárias da área da saúde sobre exame Papanicolau

Exame Papanicolau entre universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13646

Palavras-chave:

Saúde da Mulher; Teste de Papanicolaou; Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Neoplasias do Colo do Útero.

Resumo

Objetivo: Analisar conhecimento, atitude e prática sobre o exame Papanicolau entre universitárias da área de saúde. Método: Estudo analítico, transversal com abordagem quantitativa realizado nos meses de setembro e outubro de 2018, com 540 acadêmicas de cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior no sertão central do Ceará. Foram incluídas estudantes do sexo feminino, maiores de 18 anos, que estavam devidamente matriculadas. Utilizou-se um questionário contendo dados sociodemográficos e antecedentes sexuais e um formulário do tipo inquérito conhecimento, atitude e prática, avaliando o que se sabia, cuidados necessários, a necessidade e periodicidade da realização e o retorno para buscar o exame. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 21 sendo considerado o teste significativo quando p< 0,05. Resultados: As universitárias possuem conhecimentos adequados sobre a finalidade e periocidade do exame, assim como atitudes adequadas sobre a necessidade de realizar o exame e quando devem procurar. No entanto, apresentam lacunas quanto aos cuidados a serem realizados antes do exame e quanto à prática do exame preventivo, evidenciou-se uma baixa adesão. Assim, como observado em mulheres que não são universitárias da área da saúde, percebe-se a necessidade de investir em educação em saúde no âmbito do empoderamento, com promoção de intervenções que busquem desenvolver, na mulher, adesão a hábitos saudáveis, ressignificar o papel feminino frente ao seu corpo e suas devidas escolhas. Conclusão: É perceptível a lacuna entre o conhecimento e a aplicação, sendo visto desacordo entre saber teórico com sua aplicação na vida cotidiana das acadêmicas.

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Biografia do Autor

Anne Fayma Lopes Chaves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (2009). Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pela UECE. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2012). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Atuou como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNILAB (2021-2023). Atualmente é Coordenadora da Pós-Graduação da UNILAB. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (NEPPSS) da UFC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva do Curso de Enfermagem (PROSSER) da UNILAB. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde da Mulher e na Saúde do Adulto.

Igor Cordeiro Mendes, Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA, Quixadá, Ceará, Brasil

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Cuidados Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e em Terapia Intensiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). Graduado em Enfermagem pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Egresso do Programa de Educação Tutorial da Secretaria de Ensino Superior (PET-SESu/MEC). Integrante do Projeto de Pesquisa Enfermagem na Promoção da Saúde Materna. Atua principalmente nas seguintes área: Enfermagem, Promoção da Saúde, Educação em Saúde e Saúde da Mulher. Atuou como docente efetivo do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Pinheiro/MA. Atuou como Apoiador Institucional na Coordenadoria Regional de Saúde de Itapipoca, apoiando as ações da coordenação regional da epidemiologia, vigilância sanitária, atenção primária à saúde, endemias e mobilização social. Foi preceptor de estágios pela Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO), nas disciplinas de Saúde Coletiva, Saúde do Adolescente e Saúde da Mulher. Atuou na Escola de Saúde Pública, na função de coordenador pedagógico de processos formativos na área da saúde coletiva, saúde da mulher e terapia intensiva. Foi docente do Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica), das disciplinas de Epidemiologia, Educação em Saúde, Anatomia Cardiovascular e Pulmonar, Moléstias Infectocontagiosas, Gestão da Assistência de Enfermagem, Primeiros Socorros, Processo de Cuidar em Situações Cirúrgicas. Foi docente do Uninta Itapipoca, ministrando a disciplina de Enfermagem CIrúrgica I.

 

Hilderlânia de Freitas Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA. Especialização em Obstetrícia e Ginecologia pelo Centro Universitário Ateneu - UNIATENEU. Mestranda em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. Atuando como professora do curso de Enfermagem da UNICATÓLICA. Participou como voluntária do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS. Ex-Monitora da disciplina Processo de cuidar em situações cirúrgicas - PROMAC. Ex-Preceptora da disciplina Saúde Coletiva e Processo de Cuidar em Saúde da Mulher da UNICATÓLICA. Atuou no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann - Hospital da Mulher de Fortaleza como enfermeira (experiência bloco cirúrgico, posto COVID, alojamento conjunto).

Huana Carolina Cândido Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva pela Universidade Estadual do Ceará. Docente do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, CE. Tem experiência na área de enfermagem, atuando principalmente nas seguintes áreas: distúrbios cardiovasculares e cerebrovasculares, doenças crônicas não transmissíveis, fatores de risco e sistematização da assistência de enfermagem.

 

 

Camila Chaves da Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Enfermagem pela UFC. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Saúde da Família. Graduada em Enfermagem pela UFC, tendo sido bolsista do Pragrama de Educação Tutorial (PET). Professora Adjunto A da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB). Atua principalmente nas seguintes áreas: Saúde da Mulher, Promoção da saúde e Educação em Saúde. Atualmente pesquisando sífilis na gestação.

Jairo Domingos de Morais, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Redenção, Ceará, Brasil

Fisioterapeuta pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB; Mestre e Doutor em Modelos de Decisão em Saúde; Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Líder do Grupo de pesquisa e Estudos em Saúde Pública (GPESP). Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família PPGSF/UNILAB da RENASF com experiência nas áreas de Estatística, Educação em Saúde, Epidemiologia, Fisiologia, Saúde Coletiva, Saúde Pública e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde com ênfase na promoção, prevenção e reabilitação em saúde.

Liene Ribeiro de Lima, Centro Universitário Católica de Quixadá - UNICATÓLICA, Quixadá, Ceará, Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2007), Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e Mestre em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (2017), sendo ex-bolsista Funcap. Atuou no âmbito assistencial na Atenção Primária à Saúde (2007 - 2013), em ambiente hospitalar (2013-2016) nos setores de classificação de risco adulto e pediátrica, clínica médica e cirúrgica, alojamento conjunto e sala de parto. Experiência na Docência de Ensino Superior (Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica e Faculdade Ari de Sá (FAS)) e Coordenadora do curso de Enfermagem da Unicatólica. Tem experiência de docência na na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Atenção Primária à Saúde, Saúde da mulher, Segurança do Paciente, Ética e Legislação Profissional, Controle de Infecção Hospitalar, Educação em saúde, Exames Laboratoriais, Citologia, Histologia e Embriologia, Processo Saúde-Doença, Enfermagem em Saúde Coletiva, Enfermagem em Moléstias Infecto Contagiosas e Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT). Atua na coordenação e orientação de Atividades de Extensão e pesquisa nas áreas de atenção à saúde das gestantes e puérperas. Orientadora e Coordenadora de Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher (GPESM). Orientadora de Programa de Iniciação Científica (PIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Tutora do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) Graduasus (2016) e PET-Saúde Gestão e Assistência (2023). Apresenta experiência em docência na Pós-Graduação Latu Sensu nos seguintes cursos: Especialização em Enfermagem Obstétrica, Especialização em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Especialização em Unidade de Terapia Intensiva. Conselheira do Conselho do Direto das Mulheres Quixadaense. Membro da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras (ABENFO) - Ceará.

Ana Izabel Oliveira Nicolau, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, Ceará, Brasil

Enfermeira, doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará com experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde da Mulher e Saúde Sexual e Reprodutiva, atuando principalmente com Promoção da Saúde. Durante o Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará realizou Mestrado Sanduíche na USP- Ribeirão Preto no aprimoramento dos estudos em Enfermagem Baseada em Evidência e Revisões Sistemáticas. Atuou como docente no curso de bacharelado em Enfermagem na categoria de Assistente I da Universidade Federal do Piauí (UFPI) de maio de 2010 a fevereiro de 2013 e no Centro Universitário Estácio do Ceará de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2017.Coordenou ensaios clínicos multicêntricos como enfermeira da Unidade de Pesquisa Clínica do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/ EBSERH) de 2016 a 2023. Experiência como integrante do Núcleo de Avaliações de Tecnologia em Saúde (NATS) do CH-UFCE de 2017 a 2023. Especialista em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pelo Ministério da Saúde PROADI-SUS/HAOC. Atualmente atua como enfermeira da Universidade Federal do Ceará em atividades de pesquisa, ensino e extensão. Trabalha na linha da enfermagem obstétrica e na promoção da saúde de populações vulneráveis. Integrante do Núcleo de Estudos Enfermagem, Educação em Saúde, Vulnerabilidades e Práticas Profissionais (NEVUSPP).

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Lopes Chaves, A. F., Mendes, I. C., Lima, H. de F., Morais, H. C. C., Costa, C. C. da, Morais, J. D. de, Lima, L. R. de, & Nicolau, A. I. O. (2023). Conhecimento, atitude e prática de universitárias da área da saúde sobre exame Papanicolau: Exame Papanicolau entre universitárias. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 36, 11. https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13646

Edição

Seção

Artigos Originais