Estratégias de aconselhamento breve sobre atividade física desenvolvidas por profissionais de saúde
Aconselhamento breve de Atividade Física
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13577Resumo
Objetivo: Descrever as estratégias utilizadas no aconselhamento breve sobre atividade física realizadas por profissionais de saúde que atuam em Unidades Básicas de Saúde. Método: Trata-se de um estudo transversal e qualitativo que envolveu a aplicação de questionário remoto para profissionais de saúde vinculados a um Departamento Regional de Saúde do estado de São Paulo, entre março e setembro de 2021. Os dados referentes às estratégias de aconselhamento breve foram organizados em uma planilha e distribuídos em seis categorias, a partir de uma análise qualitativa compreensiva do conteúdo e, posteriormente, foi realizada a análise de frequência e percentual destas categorias. Resultados: Ao todo, 34 profissionais de saúde responderam ao questionário, com média de idade em 40,4+8,6 anos, majoritariamente do sexo feminino e atuantes na área de enfermagem. Entre as estratégias de aconselhamento breve, recomendar o “tipo de atividade física” (50%) foi a categoria mais frequente pelos profissionais de saúde, sendo a caminhada a prática mais aconselhada (40,4%). Também foram construídas categorias de aconselhamento breve sobre o “tempo e/ou frequência” de atividade física” (21,4%), “benefícios da atividade física” (11,9%), “preferências de atividade física” (7,1%), “intensidade de atividade física” (4,7%) e “recomendação para públicos específicos” (2,3%). Conclusão: A maioria dos aconselhamentos breves apresentaram características mais prescritivas. Portanto, sugerem-se capacitações e apoio para a educação permanente dos profissionais de saúde, a fim de que as estratégias de aconselhamento sejam orientadas por preferências, prazer e diversão, visando, assim, a promoção da atividade física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Letícia Aparecida Calderão Sposito, Paulo Henrique Guerra, Eduardo Kokubun

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















