Bem-estar funcional e físico e preocupações de sobreviventes de câncer de mama
Bem-estar em sobreviventes de câncer de mama
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2023.13386Palavras-chave:
Neoplasias da Mama, Sobrevivente, Qualidade de Vida, Perfil de Impacto da Doença, OncologiaResumo
Objetivos: Comparar os níveis de bem-estar funcional e físico e as preocupações específicas entre mulheres sobreviventes de câncer de mama. Método: Estudo transversal, correlacional, multicêntrico: uma instituição de saúde pública e outra suplementar, ambas no município de São Paulo, Brasil. A coleta de dados foi realizada no período de março a novembro de 2021, com mulheres diagnosticadas com câncer de mama de qualquer etiologia e estadiamento, livres da doença, com ou sem terapia endócrina. Foram utilizados Questionário Sociodemográfico e Clínico e o Functional Assessment of Cancer Therapy-Breast e a análise com estatística descritiva e analítica. Resultados: 90 mulheres participaram do estudo, com média de idade de 57,6 anos, a maioria diagnosticada entre 2017 e 2020. No sistema público, quanto à escolaridade, a maioria encontrava-se entre não alfabetizadas e com ensino médio incompleto, enquanto no grupo da saúde complementar, a maioria possuía ensino superior completo. No domínio preocupações adicionais-câncer de mama, o grupo público apresentou maior escore em relação à saúde complementar e, na soma dos dois grupos, a idade correlacionou-se positivamente e negativamente com o tempo de sobrevivência. Os escores de bem-estar funcional foram os mais baixos em ambos. Conclusão: O estudo destaca que mulheres sobreviventes de câncer de mama, independentemente do sistema de saúde, compartilham preocupações similares relacionadas à doença. Essas preocupações, especialmente evidentes em mulheres mais velhas e no SUS, têm um impacto significativo na qualidade de vida. É crucial que os planos de assistência considerem essas preocupações de forma individualizada, oferecendo suporte e educação após o tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.