Violência na escola pública: relatos de professores
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2010.1169Palavras-chave:
Violência, Ensino Fundamental e Médio, Agressão, DocentesResumo
Objetivo: Analisar a percepção de violência a partir dos relatos de professores do Ensino Fundamental e Médio de uma escola pública estadual, em Fortaleza, Ceará. Método: Estudo descritivo, qualitativo, realizado com 26 professores, no período de janeiro a maio de 2006. Para a coleta de dados adotaram-se os seguintes procedimentos: discussão sobre violência na escola durante as reuniões da semana pedagógica; leitura do regimento escolar e distribuição de um instrumento com questão norteadora sobre a concepção de violência, a partir da realidade escolar, entre os participantes do estudo. Posteriormente foi feita a análise temática dos relatos. Resultados: Através dos relatos dos professores emergiram as seguintes categorias: agressões físicas, verbais e brigas como as mais citadas; esconder objetos pessoais, palavrões, empurrões, desrespeito ao professor e brincadeiras de mau gosto também foram mencionados. Conclusão: A partir dos relatos conclui-se que a violência é percebida nas dimensões física, moral e simbólica e essas “tipologias” corroboram as denominações encontradas na literatura como bullying ou incivilidades, que predominam no contexto escolar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

















