Webliografia básica em promoção da saúde e prevenção de doenças - doi:10.5020/18061230.2009.p217
DOI:
https://doi.org/10.5020/1040Palavras-chave:
Internet, Educação Continuada, Promoção da Saúde, Prevenção de Doenças.Resumo
Objetivos: Apresentar uma webliografia básica que dê acesso a material cientificamente qualificado na área de promoção da saúde e prevenção de doenças, visando à educação continuada de profissionais de saúde. Métodos: Por meio do rastreador Google®, usando descritores em sequência para refinamento progressivo de busca na Internet e conceitos marcadores a serem aprendidos, todos predefinidos pelos próprios autores, procedeu-se à análise qualitativa dos 20 primeiros endereços eletrônicos listados por busca e seleção de links com material cientificamente relevante sobre cada assunto. Resultados: Os 34 links selecionados são apresentados em 4 grupos: 23 portais temáticos, 5 guias e recomendações, 4 periódicos científicos e 3 blogs, que dão acesso livre a temas gerais e específicos em promoção da saúde e prevenção de doenças, incluindo: conceitos; políticas públicas nacionais e internacionais; epidemiologia, estatísticas e indicadores de saúde; rastreamento e profilaxia de doenças; aconselhamento para mudanças comportamentais de hábitos ligados à saúde; e trabalho interdisciplinar em saúde. Destes, 10 (29%) estão escritos em idioma inglês e o restante em português. Conclusões: A identificação de material de leitura sobre promoção da saúde e prevenção de doenças disponível online na Internet, boa parte em português, permitiu selecionar literatura relevante, cientificamente qualificada, e torná-la acessível a profissionais de saúde, possibilitando a aquisição de novos conhecimentos ou rápidas atualizações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.