Evidências de vulnerabilidade socioambiental na Baía de Sepetiba: uma análise das situações de risco
DOI:
https://doi.org/10.5020/1039Palavras-chave:
Vulnerabilidade, Saúde Pública, Meio Ambiente, Poluição costeira, Risco.Resumo
Objetivo: Identificar na população da Baía de Sepetiba situações de risco de vulnerabilidade socioambiental. Métodos: A coleta de dados foi realizada através de um questionário autoaplicado com perguntas abertas e fechadas, num universo calculado de 895 pessoas, entre 2007 e 2009. As técnicas utilizadas consistiram de entrevistas semiestruturadas, questionários estruturados e observação participante (triangulação de métodos). Após a validação do instrumento que se deu nas etapas: validade de face, validade de conteúdo e validade de construto realizou-se a determinação dos principais riscos referidos pelos inqueridos. Resultados: Foram levantadas 675 situações de risco ambiental, destacandose a contaminação da água, do solo e do ar; lixo; impacto na flora e demandas sociais. Observou-se que uma mesma situação de risco pode afetar simultaneamente mais de um local, enfatizando-se que o mesmo problema foi referido em mais de uma localidade da baía. Conclusões: Os resultados analisados reforçam a hipótese orientadora da pesquisa, pela constatação obtida junto ao inquérito, de que o meio ambiente se constitui como parte da cultura de uma determinada comunidade ou grupo, como processo de interação entre o sociocultural e o meio natural.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.