Avaliação do programa de alimentação escolar municipal de Olinda – Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.5020/1006Palavras-chave:
Alimentação Escolar, Programa e políticas de nutrição e alimentação.Resumo
Estudo descritivo realizado no município de Olinda, Nordeste do Brasil, durante o ano 2002, com o objetivo de diagnosticar a situação do Programa de Alimentação Escolar Municipal. População de estudo constituída de uma amostra probabilística de 646 estudantes, representando 25% das escolas municipais. A coleta de dados se realizou utilizando questionários pré-codificados, para traçar quatro perfis de estudo: escola, merendeiras, estudantes e consumo de alimentos. A avaliação da Capacidade de Processamento da Merenda Escolar foi avaliada como regular; sendo os itens área de cozinha, refeitório e equipamentos auxiliares classificados como os piores. O Programa carece de atividades complementares, que lhe permitiriam maior desenvolvimento e possibilitaram melhorar as condições nutricionais. Na avaliação do perfil das merendeiras ficou constatada a falta de preparação para exercer a função, fato que se reveste de maior significado se considerado o baixo nível de instrução geral. Não se evidenciaram graves problemas nas condições gerais da cozinha quanto à iluminação, água, circulação do ar, dentre outros. Os alunos são oriundos de uma classe desfavorecida da população, que se caracteriza pelo desemprego dos pais ou empregos de baixos salários e famílias numerosas. A merenda é bem aceita, não obstante muitos estudantes compram alimentos de baixo valor nutricional no ambiente escolar. Não são comuns os comentários e sugestões dos estudantes sobre a merenda, nem conversas sobre formas corretas de alimentação; isto é pior no ambiente escolar. Os alimentos consumidos não atingem os valores nutricionais recomendados, sendo o Cálcio e a Vitamina A os nutrientes mais afetados. O trabalho constitui uma experiência bem sucedida na avaliação de Programas Descentralizados de Alimentação Escolar no Brasil. Os problemas encontrados exigem respostas urgentes para o resgate do programa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















