Utilização do processo de enfermagem em diabéticos nas unidades de saúde de Coronel Fabriciano, Minas Gerais -
DOI:
https://doi.org/10.5020/1002Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, Diabetes Mellitus, Registros.Resumo
O processo de enfermagem é um método científico com a finalidade de identificar e auxiliar na solução dos problemas de saúde dos clientes. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização do processo de enfermagem no atendimento de pacientes diabéticos em duas Unidades Básicas de Saúde da Família e um Hospital Geral de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, durante o ano de 2005. O estudo retrospectivo e documental foi realizado por meio da análise dos registros contidos nos prontuários de 45 pacientes, 15 internados e 30 em seguimento nas Unidades Básicas de Saúde. Os dados obtidos foram divididos de acordo com as etapas de processo de enfermagem: histórico, diagnóstico, plano de cuidados,implementação e avaliação ou evolução de enfermagem. Os resultados indicam que na amostra estudada, os enfermeiros registravam de maneira incompleta suas ações de saúde e não utilizavam o processo de enfermagem. Vale ressaltar a necessidade de se estimular a aplicação do processo de enfermagem e do registro das ações de controle, prevenção de complicações tratamento e evolução do Diabetes pela equipe de enfermagem, visando a melhoria da qualidade do serviço prestado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.