Utilização do processo de enfermagem em diabéticos nas unidades de saúde de Coronel Fabriciano, Minas Gerais -
DOI:
https://doi.org/10.5020/1002Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem, Diabetes Mellitus, Registros.Resumo
O processo de enfermagem é um método científico com a finalidade de identificar e auxiliar na solução dos problemas de saúde dos clientes. O objetivo deste estudo foi avaliar a utilização do processo de enfermagem no atendimento de pacientes diabéticos em duas Unidades Básicas de Saúde da Família e um Hospital Geral de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, durante o ano de 2005. O estudo retrospectivo e documental foi realizado por meio da análise dos registros contidos nos prontuários de 45 pacientes, 15 internados e 30 em seguimento nas Unidades Básicas de Saúde. Os dados obtidos foram divididos de acordo com as etapas de processo de enfermagem: histórico, diagnóstico, plano de cuidados,implementação e avaliação ou evolução de enfermagem. Os resultados indicam que na amostra estudada, os enfermeiros registravam de maneira incompleta suas ações de saúde e não utilizavam o processo de enfermagem. Vale ressaltar a necessidade de se estimular a aplicação do processo de enfermagem e do registro das ações de controle, prevenção de complicações tratamento e evolução do Diabetes pela equipe de enfermagem, visando a melhoria da qualidade do serviço prestado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Revista Brasileira em Promoção da Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na RBPS, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando assim os termos e condições desta licença.
CC BY-NC: Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Link da licença: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
Código legal: https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode
















