Doador de sangue habitual e fidelizado: fatores motivacionais de adesão ao programa - doi:10.5020/18061230.2006.p61
DOI:
https://doi.org/10.5020/963Palavras-chave:
Sangue, Doadores de sangue, Transfusão de Sangue, Bancos de sangue.Resumo
O sangue, produto humano insubstituível, é utilizado em diversas situações e doenças, como: cirurgias, acidentes, anemias e outras. Este estudo teve como objetivo reconhecer o perfil do doador de sangue os fatores motivacionais que influenciaram efetivamente à adesão a um programa de doação de sangue. O trabalho é de natureza descritiva, com enfoque quantitativo e qualitativo, e foi realizado com os doadores fidelizados do Hemocentro Regional de Crato – Ceará – Brasil. Para a coleta de dados, foi utilizado um formulário. As variáveis estudadas foram: o sexo, a faixa etária e o nível de escolaridade. Quanto ao aspecto qualitativo, questionou-se acerca da motivação para a doação de sangue. A coleta aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro de 2003. A análise dos dados revelou a preponderância de doadores fidelizados jovens e com elevado nível de escolaridade. Os motivos para a doação foram classificados em três categorias: voltados para o outro; voltados para si e influências externas. A solidariedade foi motivo predominante para a primeira doação, mas nas subseqüentes evidenciou-se a consciência da co-responsabilidade coletiva como fator motivacional para a adesão ao programa de fidelização. Tais resultados ampliam os conhecimentos sobre o papel das ações educativas desenvolvidas e poderão subsidiar a estruturação de novas campanhas de conscientização para a doação espontânea de sangue. A participação feminina apontou avanços, mas requer ainda novas e contínuas ações de desmistificação e incentivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.