Atualização sobre o tratamento multidisciplinar das fissuras labiais e palatinas - doi:10.5020/18061230.2005.p31

Autores

  • Erlane Marques Ribeiro Facudade de Medicina de Juazeiro do Norte
  • Anna Sylvia Carvalho Goulart Moreira Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/864

Palavras-chave:

fissura lábiopalatina, fatores de risco, epidemiologia, anormalidades, tratamento

Resumo

As fissuras labiopalatais (FLP) estão incluídas entre as anomalias congênitas mais comuns. Conhecendo a importância das FLP, o objetivo desse trabalho é informar e ajudar a profissionais de saúde a estabelecer um diagnóstico e tratamento adequado. Essa revisão é baseada em relevante literatura. A fonte de dados foi MEDLINE, LILACS e livrostexto. As palavras chave utilizadas na pesquisa foram fissura de lábio e palato. As FLP ocorrem em aproximadamente 1/600 nascimentos em todo o mundo. A prevalência varia consideravelmente com regiões geográficas e grupos étnicos. A genética das FLP é extremamente complexa e inclue causas monogênicas, doenças cromossômicas, interações poligênicas, riscos ambientais e entre gene e ambiente. Há uma considerável variação na proporção de casos com FLP associados a anomalias congênitas e síndromes. A ultrassonografia tem sido utilizada para detectar FLP no pré-natal. Os pacientes com FLP necessitam de tratamento multidisciplinar cirúrgico e não-cirúrgico com pediatra, geneticista, psicólogo, nutricionista, odontologista. O tratamento das FLP é importante devido ao seu impacto na fala, audição, aparência e cognição tem uma influência prolongada e adversa na saúde e integração social. O custo causado pelas fissuras labiais e palatinas em termos de morbidade, cuidados de saúde, distúrbios emocionais, sociais e exclusão do trabalho são consideráveis para o indivíduo afetado, sua família e a sociedade. As pesquisas podem aumentar a compreensão das causas de fissuras labiais e palatinas, melhoria do tratamento e principalmente na prevenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erlane Marques Ribeiro, Facudade de Medicina de Juazeiro do Norte

Médica geneticista, mestre pelo Instituto da Criança da FMUSP, professora da Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte-CE, Coordenadora Serviço de Genética do Hospital Geral César Cals e do Hospital Infantil Albert Sabin da Secretaria de Saúde do Estado do CE.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Ribeiro, E. M., & Moreira, A. S. C. G. (2012). Atualização sobre o tratamento multidisciplinar das fissuras labiais e palatinas - doi:10.5020/18061230.2005.p31. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 18(1), 31–40. https://doi.org/10.5020/864

Edição

Seção

Artigos Originais