Triagem metabólica e auditiva em neonatos de risco: estudo em hospitais públicos de Fortaleza-CE - doi:10.5020/18061230.2008.p255

Autores

  • Joyce Coelho Barbosa Universidade de Fortaleza
  • Renata Parente de Almeida Universidade de Fortaleza
  • Ana Paula Dias Rangel Montenegro Universidade Federal do Ceará
  • Renan Magalhães Montenegro Junior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5020/568

Palavras-chave:

Triagem neonatal, Fenilcetonúrias, Hipotireoidismo Congênito, Perda Auditiva

Resumo

Objetivo: Descrever a realidade da triagem metabólica e auditiva em neonatos de risco em hospitais públicos da cidade de Fortaleza: Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Maternidade- Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Métodos: Estudo descritivo e transversal realizado através de entrevistas com 4 pediatras e com 127 mães dos neonatos (45 do HGCC, 40 da MEAC e 42 do HGF), no período de junho a outubro de 2004. Os dados investigados referem-se a: realização, teste, idade, conhecimento das mães, entre outros. Resultados: Segundo os pediatras, as triagens acontecem de forma eficiente. A metabólica ocorre nos 3 hospitais, enquanto a auditiva em 2 (HGCC e MEAC). Segundo as mães, verificou-se que 4 (3,1%) neonatos não submeteram-se a triagem metabólica e 36 (28,3) a triagem auditiva. Muitos deles realizaram a triagem metabólica no período inadequado, após o 30º dia de vida (54,8% no HGCC, 48,8% no HGF e 17,5% na MEAC). A maioria das mães relatou que a triagem auditiva foi realizada em seus filhos após o 3º mês de vida. Nos hospitais a divulgação da importância da triagem metabólica foi mais freqüente do que a da triagem auditiva. As mães desconhecem o período adequado para as triagens e as doenças detectadas. Conclusão: As triagens fazem parte da realidade desses hospitais embora, neste momento, ainda não plenamente. Constataram-se pontos falhos, principalmente, na falta de cobertura ampla e na idade do neonato. Os dados obtidos apontam à necessidade de ações nesse âmbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Coelho Barbosa, Universidade de Fortaleza

Professora Mestre do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza

Renata Parente de Almeida, Universidade de Fortaleza

possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Fortaleza (2000) e mestrado em Educação Em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2006). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: prótese auditiva, sus, audiologia clínica, audiologia infantil e avaliação e reabilitação vestibular.

Ana Paula Dias Rangel Montenegro, Universidade Federal do Ceará

possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1995) , mestrado em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo (2003) , residencia-medica pela Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Univers (1999) e residencia-medica pela Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Univers (1999) . Tem experiência na área de Medicina , com ênfase em Pediatria.

Renan Magalhães Montenegro Junior, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1991), residência em Clínica Médica pela UFC (1992-1994) e residência em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-FMRP/USP (1994-1996) e doutorado em Clínica Médica pela FMRP/USP (2001). Tem título de especialista em Endocrinologia e Metabologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (1996). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, sendo orientador dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Médicas (Mestrado e Doutorado) e de Saúde Pública / Saúde Coletiva (Mestrado e Doutorado) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia. Até o momento, publicou 46 artigos em periódicos especializados, 27 capítulos de livros, orientou 09 bolsistas de iniciação científica, 09 monografias de conclusão de residência médica/especialização, 15 alunos de mestrado, e co-orientou 01 aluno de doutorado. Tem experiência na área de Medicina Clínica, com ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes melito, resistência à insulina, obesidade, síndrome metabólica, aterosclerose, andrologia e distúrbios da tireóide. É coordenador regional de um dos grupos de pesquisa do Instituto Nacional de Obesidade e Diabetes (INCT-CNPq).

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Barbosa, J. C., Almeida, R. P. de, Montenegro, A. P. D. R., & Montenegro Junior, R. M. (2012). Triagem metabólica e auditiva em neonatos de risco: estudo em hospitais públicos de Fortaleza-CE - doi:10.5020/18061230.2008.p255. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 21(4), 255–262. https://doi.org/10.5020/568

Edição

Seção

Artigos Originais