O contexto da docência e sua influência no sofrimento psíquico de professoras do ensino fundamental

Autores

  • Christina Cesar Praça Brasil Universidade de Fortaleza
  • Maxmiria Holanda Batista Universidade de Fortaleza
  • Anna Karynne da Silva Melo Universidade de Fortaleza
  • Flávio Lúcio Pontes Ibiapia Universidade de Fortaleza
  • Aline Veras Morais Brilhante Universidade de Fortaleza
  • Raimunda Magalhães da Silva Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p180

Palavras-chave:

Docentes, Estresse Psicológico, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: Identificar as causas do sofrimento psíquico referidas por professoras do ensino fundamental. Métodos: Estudo qualitativo, realizado entre dezembro de 2013 e junho de 2014, em Fortaleza, Ceará, Brasil, com dados obtidos por meio de três grupos focais, nos quais se dividiram 26 professoras de 19 escolas. Para a categorização e a interpretação dos dados utilizou-se respectivamente a Análise de Conteúdo na modalidade temática e o Interacionismo Simbólico. Resultados: As participantes identificaram as causas para o sofrimento psíquico no contexto da docência reunidas em três temáticas: fatores ambientais; fatores institucionais; e relações sociais e interpessoais. Os problemas apontados pelas docentes interferem direta ou indiretamente sobre sua saúde mental, causando estresse, angústia, depressão ou desmotivação com o exercício profissional. Conclusão: As temáticas apontadas pelas participantes revelaram que a sobrecarga de trabalho, o ambiente inadequado, a agressividade das crianças, o individualismo de colegas, a falta de estrutura da escola e as pressões institucionais são causas do sofrimento psíquico.

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Biografia do Autor

Christina Cesar Praça Brasil, Universidade de Fortaleza

Doutora/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Fonoaudióloga

Maxmiria Holanda Batista, Universidade de Fortaleza

Doutoranda/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Psicóloga

Anna Karynne da Silva Melo, Universidade de Fortaleza

Doutora/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Psicóloga

Flávio Lúcio Pontes Ibiapia, Universidade de Fortaleza

Doutorando/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Médico

Aline Veras Morais Brilhante, Universidade de Fortaleza

Doutora/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Médica

Raimunda Magalhães da Silva, Universidade de Fortaleza

Doutora/ Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Enfermeira

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Publicado

2016-08-17

Como Citar

Brasil, C. C. P., Batista, M. H., Melo, A. K. da S., Ibiapia, F. L. P., Brilhante, A. V. M., & da Silva, R. M. (2016). O contexto da docência e sua influência no sofrimento psíquico de professoras do ensino fundamental. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 29(2), 180–188. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.p180

Edição

Seção

Artigos Originais