Oficinas educativas para promoção da saúde de idosas institucionalizadas

Autores

  • Roberta Grangeiro de Oliveira Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Natasha Marques Frota Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Samira Rocha Magalhães Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Livia Moreira Barros Universidade Federal do Ceará - UFC

DOI:

https://doi.org/10.5020/3127

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde do Idoso Institucionalizado, Enfermagem Geriátrica, Promoção da Saúde.

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência de participação em oficinas de educação em saúde para idosas institucionalizadas. Síntese de dados: Realizaram-se ações de educação em saúde através do desenvolvimento de oficinas educativas sobre estilo de vida para 20 idosas de uma instituição filantrópica de um município, durante o mês de outubro de 2011. As oficinas foram dividas em três momentos e realizadas em 2 dias. Procurou-se estabelecer comunicação empática entre as participantes e interação através de dinâmicas, objetivando motivá-las a falar sobre os sentimentos despertados por figuras. Em seguida, abordou-se o estilo de vida saudável, com explicação sobre alimentação e atividade física. Conclusão: A realização de medidas educativas é eficaz para a promoção da saúde, o desenvolvimento de pensamentos críticos e a redução de comportamentos de risco doi:http://dx.doi.org/10.5020/18061230.2013.p595

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Publicado

2014-09-05

Como Citar

Oliveira, R. G. de, Frota, N. M., Magalhães, S. R., & Barros, L. M. (2014). Oficinas educativas para promoção da saúde de idosas institucionalizadas. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 26(4), 595–600. https://doi.org/10.5020/3127

Edição

Seção

Descrição ou Avaliação de Experiências, Métodos, Técnicas, Procedimentos e Instrumentais