Inadequação ergonômica e desconforto das salas de aula em instituição de Ensino Superior do Recife-PE - doi:10.5020/18061230.2008.p19

Autores

  • Gisela Rocha de Siqueira Faculdade Integrada do Recife
  • Aline Bezerra de Oliveira Faculdade Integrada do Recife
  • Ricardo Alexandre Guerra Vieira Universidade do Estado de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5020/24

Palavras-chave:

Estudantes, Antropometria, Engenharia humana/Ergonomia

Resumo

Objetivos: Verificar a adequação ergonômica das salas de aula e o nível de conforto atribuído pelos alunos ao ambiente escolar de uma instituição privada de ensino superior na cidade de Recife, Pernambuco. Métodos: Estudo de série de casos, transversal e descritivo, realizado de agosto a dezembro de 2006, tendo como população os alunos matriculados nos seguintes cursos: Fisioterapia, Direito, Turismo, Sistemas de Informação e Relações Internacionais. A amostra constituiu-se de 126 alunos selecionados por amostragem acidental. O nível de conforto foi avaliado quanto à adequação ergonômica das salas segundo temperatura, ruídos e luminosidade, enquanto que para as cadeiras a avaliação deu-se pela comparação de suas medidas com as determinadas pelas normas da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) e com a antropometria dos alunos. Questionou-se também sobre queixas osteomusculares referidas e sua repercussão nas atividades extra-classe do aluno. Resultados: Observou-se que itens relacionados à temperatura, à luminosidade e aos ruídos foram insignificantes. Verificou-se que as dimensões das cadeiras estavam fora das normas técnicas e inadequadas para as medidas antropométricas dos alunos. Constatou-se que 104 (82,54%) universitários referiram uma ou mais queixas de dores localizadas, sendo 75 (35,71%) na coluna lombar e 74 (35,24%) na coluna cervical. Dentre os que referiram dor, 75 (60,32%) relataram que estes sintomas incomodavam, também, nas suas atividades extra-classe. Conclusão: Na amostra pesquisada, a cadeira escolar foi o principal fator de desconforto relatado, o que demonstra a importância do seu aperfeiçoamento ergonômico e no que se refere às questões relacionadas à iluminação, temperatura e ruído, as queixas apresentadas não foram significativas.

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Biografia do Autor

Gisela Rocha de Siqueira, Faculdade Integrada do Recife

Fisioterapeuta,Docente da Faculdade Integrada do Recife (FIR),Fisioterapeuta, Especialista em Traumato-ortopedia, Mestre em Saúde Coletiva.

Aline Bezerra de Oliveira, Faculdade Integrada do Recife

Fisioterapeuta graduada pela Faculdade Integrada do Recife

Ricardo Alexandre Guerra Vieira, Universidade do Estado de Pernambuco

Educador Físico, Mestrando em Hebiatria pela UPE, Especialista em Pedagogia dos Esportes

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Publicado

2012-01-04

Como Citar

Siqueira, G. R. de, Oliveira, A. B. de, & Vieira, R. A. G. (2012). Inadequação ergonômica e desconforto das salas de aula em instituição de Ensino Superior do Recife-PE - doi:10.5020/18061230.2008.p19. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 21(1), 19–28. https://doi.org/10.5020/24

Edição

Seção

Artigos Originais