Valor nutricional de dietas veiculadas em revistas não científicas - doi: 10.5020/18061230.2010.p349
DOI:
https://doi.org/10.5020/2037Palavras-chave:
Valor Nutritivo, Dieta, Recomendações Nutricionais, Saúde.Resumo
revistas não científicas. Métodos: Estudo quantitativo transversal, realizado em dois momentos: primeira investigação, em 2007, e segunda, em 2009, obtendo-se 120 dietas de emagrecimento, selecionadas aleatoriamente de 24 revistas, distribuídas em três grupos, de acordo com o custo. Avaliou-se os cardápios quanto a calorias, macronutrientes, micronutrientes e fibras, utilizando o programa Diet Pro 2. Para análise dos resultados empregou-se o software SPSS, versão 15.0. Os valores estão apresentados em média, desvio padrão e intervalos de confiança. Foi utilizado a ANOVA two way, com posteriores comparações pareadas de Tukey para o estudo quantitativo dos nutrientes em cada grupo de revista e momento estudado. Para comparação entre as médias dos valores obtidos nas dietas e as recomendações preconizadas usou-se o teste t-Student. O nível de significância foi de 5,0%. Resultados: A oferta energética apresentou-se superior em 2007. Com o passar do tempo, a média proteica das dietas diminuiu, a lipídica permaneceu semelhante e a glicídica aumentou. De acordo com os valores recomendados, as dietas se caracterizaram como hipoglicídica, hiperproteica e normolipídica. Os micronutrientes analisados apresentaram oferta inferior à recomendação, nos dois anos analisados. A oferta de fibras aumentou no segundo, em relação ao primeiro momento, porém não atingiu o recomendado. Conclusão: As dietas apresentaram inadequações de macro e micronutrientes, nos dois anos estudados, com desequilíbrio entre seus componentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.