Autocuidado da gestante adolescente na prevenção dos fatores de risco da Síndrome Hipertensiva Específica Da Gravidez (SHEG) - doi:10.5020/18061230.2007.p173

Autores

  • Zélia Maria de Sousa Araújo Santos Universidade de Fortaleza
  • Mariza Galassi Neves Universidade de Fortaleza
  • Jennara Cândido do Nascimento Universidade de Fortaleza
  • Helexciana Teixeira Fernandes Universidade de Fortaleza
  • Janaina da Silva Feitoza Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5020/1022

Palavras-chave:

Gravidez, Gravidez na adolescência, Hipertensão induzida pela gravidez, Autocuidado.

Resumo

A gestação na adolescência é considerada um problema para a saúde pública, em decorrência alta mortalidade relacionada à Síndrome Hipertensiva Específica da Gestação – SHEG. Estudo descritivo com o objetivo de analisar o autocuidado de gestantes adolescentes na prevenção dos fatores de risco da SHEG. Foi realizado no Núcleo de Atenção Médica Integrada – NAMI, em Fortaleza – Ceará, com vinte mulheres procedentes da Comunidade do Dendê, atendidas no ambulatório de pré-natal daquela instituição, durante os meses de setembro e outubro de 2005. Os dados foram coletados através de entrevista. As gestantes informaram precárias condições sócio-econômicas, baixa escolaridade e outros fatores de risco para SHEG, além da idade: cor negra, história familiar, hipertensão arterial (HA), diabetes mellitus, doença renal e conflitos emocionais. O conhecimento sobre a prevenção dos fatores de riscos era restrito a cinco (25%) gestantes, porém resumia-se a informações fragmentadas; e as condutas preventivas relacionavam-se com o hábito alimentar, a abolição de tabagismo e do alcoolismo, e exercício físico. Portanto, constatou-se entre as adolescentes que havia o exercício insatisfatório das atividades de autocuidado, com vista à prevenção dos fatores de risco da SHEG; que além da faixa etária, essas apresentavam outros fatores predisponentes a esse agravo e que eram passíveis de condutas preventivas e/ou de controle, como é o caso das doenças crônicodegenerativas – HA e diabetes mellitus. Provavelmente, esse comportamento estava associado ao saber elementar e fragmentado, e ausência ou deficiência na participação da família nas ações de promoção da saúde, principalmente àquelas inerentes ao acompanhamento no prénatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zélia Maria de Sousa Araújo Santos, Universidade de Fortaleza

Professora Titular do Curso de Enfermagem e do Mestrado em Educação em Saúde da UNIFOR e Enfermeira da Liga de Hipertensão Arterial do Hospital de Messejana- LHAHM

Mariza Galassi Neves, Universidade de Fortaleza

Enfermeira, Graduada pela UNIFOR. Fortaleza-Ceará, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Promoção da Saúde de pessoas com hipertensão arterial - NUVSPHA.

Jennara Cândido do Nascimento, Universidade de Fortaleza

Acadêmica de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Bolsista do PIBIC/CNPq, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Promoção da Saúde de pessoas com hipertensão arterial - NUVSPHA.

Helexciana Teixeira Fernandes, Universidade de Fortaleza

Acadêmica de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Promoção da Saúde de pessoas com hipertensão arterial - NUVSPHA.

Janaina da Silva Feitoza, Universidade de Fortaleza

Acadêmica de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Bolsista do PIBIC/CNPq, membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa na Promoção da Saúde de pessoas com hipertensão arterial - NUVSPHA.

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

Santos, Z. M. de S. A., Neves, M. G., Nascimento, J. C. do, Fernandes, H. T., & Feitoza, J. da S. (2012). Autocuidado da gestante adolescente na prevenção dos fatores de risco da Síndrome Hipertensiva Específica Da Gravidez (SHEG) - doi:10.5020/18061230.2007.p173. Revista Brasileira Em Promoção Da Saúde, 20(3), 173–180. https://doi.org/10.5020/1022

Edição

Seção

Artigos Originais