Análise da trabalhabilidade e resistência do concreto com adição de superplastificante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2023.14181

Resumo

O concreto é o segundo material mais utilizado nas construções, ficando atrás apenas da água. Com o avanço tecnológico nas edificações se faz necessário o emprego de concretos com características aprimoradas. Dessa maneira, com o objetivo de melhorar o desempenho do concreto, os superplastificantes têm se mostrado um componente de extrema importância devido aos efeitos gerados no compósito. Estes aditivos permitem reduzir a quantidade de água da mistura, mantendo ou aumentando a sua consistência. Portanto, influenciam diretamente na relação água/cimento, que é o fator principal na determinação das propriedades do concreto endurecido. Sendo assim, o presente artigo, estuda a influência dos superplastificantes na trabalhabilidade e na resistência à compressão dos concretos convencionais, através da comparação de diferentes dosagens de aditivo. Para isso foram feitos quatro modelos experimentais, um sem aditivo e outros três com as seguintes dosagens: 0,20%, 0,40% e 1.20%, sendo mantido constante o traço. Para cada modelo foi aferido o abatimento por meio do ensaio de slump test e determinado sua resistência à compressão axial aos 14 e 28 dias. Diante dos resultados obtidos, notou-se um aumento elevado no abatimento do concreto e uma redução na resistência com a adição do aditivo, principalmente aos 14 dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robison Negri, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Joinville, Santa Catarina, Brasil

Doutorado em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade do Estado de Santa Catarina; Especialista em Saneamento Básico e Ambiental; Graduado em Engenheiro Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

André Felipe Bosco, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Joinville, Santa Catarina, Brasil

Graduado em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina, com experiência em fundações. 

Denio Gilson Ferreira, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Joinville, Santa Catarina, Brasil

Graduado em Engenharia civil pelo Centro Universitário - Católica SC. Técnico em logística pelo SENAI SC. Experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção. Vivência em execução de obras portuárias. Atualmente atuando no setor Bancário brasileiro.

Lucas Schmitz Raiser, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Joinville, Santa Catarina, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul (2023).

Downloads

Publicado

2023-12-16

Como Citar

Negri, R., Bosco, A. F., Ferreira, D. G., & Raiser, L. S. (2023). Análise da trabalhabilidade e resistência do concreto com adição de superplastificante. Revista Tecnologia, 44, 1–16. https://doi.org/10.5020/23180730.2023.14181

Edição

Seção

Artigos