Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O arquivo do artigo submetido deve ter no mínimo 10 páginas e no máximo 20, no formato Word(.doc, ou docx.), não deverá ser em pdf

  • URLs e os DOI para as referências foram informadas, quando possível.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções ao Autores, na Capa da Revista.

  • As equações, tabelas, imagens devem ser enviadas em JPEG, PNG, com resolução de 300dpi em pasta zipada ou compactada anexada em documentos suplementar. Caso não estas não seja enviadas tanto no artigo como separadamente, poderá prejudicar sua submissão.

  • Uma lista com as referências citadas no manuscrito está sendo incluída no "Passo 3" da submissão.

Diretrizes para Autores

A Revista Tecnologia, mantida pelo Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza, tem como objetivo principal a publicação e divulgação de trabalhos científicos nas áreas de engenharias e ciências exatas com aplicações em tecnologia, estando aberta a colaborações do Brasil e do exterior. Os artigos submetidos à Revista Tecnologia serão avaliados pelo seu Conselho Editorial, que se reserva o direito de decidir pela oportunidade ou não de publicação.
 
SUBMISSÃO ONLINE Os autores devem se cadastrar na plataforma do SEER/OJS por meio do Portal de Periódicos da Universidade de Fortaleza (http://periodicos.unifor.br), ou pelo site da Revista Tecnologia (https://periodicos.unifor.br/tec/index). Para tanto, devem acessar a aba superior “Cadastro”, optando pela opção “Autor” ao final.   
 
Não há taxa para submissão e avaliação de manuscritos na Revista Tecnologia.   
 
Os artigos submetidos devem ser originais e inéditos, não tendo sido submetido para publicação em nenhum outro veículo de divulgação científica, exceto anais de congressos. Os artigos podem ser redigidos em português ou inglês, devendo, em qualquer caso, ser incluídos resumos em ambas as línguas. Cada artigo deve ter, no mínimo, 10 páginas e, no máximo, 20 páginas, além de estar em formato padrão Word 97 ou superior (.DOC). As páginas deverão ter formato A4 (210 mm x 297 mm).  
 
Para o processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.   
 
Assim, informamos que:  
 
a) Somente serão aceitos artigos submetidos pelo sistema online neste endereço (https://periodicos.unifor.br/tec/index). Não serão aceitas submissões por e-mail;  
 
b) No ato da submissão, no item “Metadados da submissão” (passo 3), os autores devem indicar sua filiação institucional no resumo da biografia, assim como a vinculação à departamento, unidade, grupo de pesquisa etc. Deve, ainda, informar se há conflito de interesses com relação à pesquisa;  
 
c) Os editores e pareceristas se reservam o direito de propor alterações nos originais, visando manter a qualidade da publicação, mas respeitando o estilo e as opiniões dos autores. O Conselho Editorial da Revista Tecnologia não se responsabiliza pelos dados e opiniões expressos nos artigos, sendo estes de inteira responsabilidade dos autores;   
 
d) Os autores devem estar cientes de que, se o artigo demandar a aprovação por comitê de ética, deverão informar o protocolo de aprovação, anexando o respectivo parecer;  
 
e) É permitida a reprodução de artigos em qualquer meio, desde que citada a fonte. Todos os direitos são reservados à Fundação Edson Queiroz – Universidade de Fortaleza. A revista utiliza a licença Creative Commons Attribution 3.0, com as condições “atribuição não comercial” e “não adaptada” (CC BY-NC 3.0);
 
f) O simples encaminhamento do trabalho à revista implica na aceitação, por parte dos autores, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação;   
 
g) Recomendamos que o texto seja previamente submetido a um revisor profissional para adequação textual da língua na qual foi escrito o artigo.   
 
DIRETRIZES GERAIS O texto integral, incluindo tabelas, ilustrações e referências, deve estar em conformidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), exceto o alinhamento do título Referências, neste caso é alinhado à esquerda. A estruturação do texto deve se adequar às exigências de um trabalho científico, contendo: 
 
I. Título 
II. Resumo 
III. Introdução*
 IV. Desenvolvimento* 
V. Conclusão*
 VI. Referências 
VII. Sobre os autores   
 
  *Estes tópicos podem vir a receber designações diferentes a cargo dos autores.  
 
  Assim sendo:
 
I. Título
 • Devem apresentar título em português e em inglês; 
• O título em português deve ser escrito em tamanho 14 pt, negrito, centralizado e somente com a letra inicial maiúscula; 
• O título em inglês deve estar logo abaixo do título em português, seguindo a mesma formatação, com acréscimo de destaque em itálico.   
 
  II. Resumo 
• É obrigatória a apresentação de resumos em português e em inglês (abstract); 
• Cada resumo é seguido pela apresentação de palavras-chave para indexação; 
• O resumo em inglês deve ser uma versão fiel do resumo em português, assim como as palavras-chave em língua estrangeira; 
• Cada resumo deve conter, no máximo, 250 palavras, devendo ser evitadas as abreviaturas; 
• O resumo de cada língua deve apresentar, obrigatoriamente, de três a seis palavras-chave, iniciadas por letra maiúscula e separadas por ponto.  
 
  III. Introdução
 • Deve conter a justificativa e os objetivos do trabalho, ressaltando a relevância do tema investigado;
 • Deve apresentar título numerado, em tamanho 10, com letra inicial maiúscula, negrito, com espaçamento anterior e posterior de 18 pt e 12 pt, respectivamente.  
 
  IV. Desenvolvimento 
• Deve conter a discussão e/ou análise das hipóteses apresentadas, com amparo bibliográfico adequado; 
• Deve apresentar título numerado, em tamanho 10, com letra inicial maiúscula, negrito, com espaçamento anterior e posterior de 18 pt e 12 pt, respectivamente. 
 
V. Conclusão 
• Deve conter de forma concisa a resposta aos objetivos propostos. A repetição de argumentos ou aspectos já descritos em outras seções deve ser evitada; 
• Deve apresentar título numerado, em tamanho 10, com letra inicial maiúscula, negrito, com espaçamento anterior e posterior de 18 pt e 12 pt, respectivamente.  
 
  VI. Referências 
• Deve apresentar a relação das obras e fontes de pesquisa citadas no artigo conforme ABNT NBR 6023/2018;
 • Deve ter o título não numerado, em tamanho 10, com letra inicial maiúscula, negrito, com espaçamento anterior e posterior de 18 pt e 12 pt, respectivamente; 
• As referências devem ser apresentadas alinhadas à esquerda, em tamanho 10 pt e com destaque em negrito nos títulos das obras; 
• Deve ter, no geral, espaçamento entre linhas de 1,0 pt e acréscimo de 6pt entre referências; 
• As referências das citações diretas e/ou indiretas devem ser feitas no próprio texto. Ex.: Segundo Pietro Perlingieri (2007, p. 50). Ou após a citação. Ex.: (PERLINGIERI, 2007, p. 50). 
 
VIII. Sobre os autores
 • Ao final do artigo devem ser listados os autores acompanhados de uma pequena bibliografia; 
• A formatação do currículo dos autores deve ser apresentada em fonte Arial, tamanho 10.  
 
  FORMATAÇÃO GERAL
 
Layout da página
 • Margens esquerda e superior – 3,0 cm; direita e inferior – 2,0 cm.
 
Fonte 
• No corpo do texto – fonte Times New Roman. Exceto em “Sobre os autores” – fonte Arial;
 • O texto dos resumos e corpo do texto – tamanho 10 pt; 
• Citação longa e notas de rodapé – tamanho 9 pt.     
 
  Títulos 
• Títulos primários – tamanho 10 pt, com somente a letra inicial maiúscula, em negrito, com espaçamento anterior e posterior de 18 pt e 12 pt, respectivamente; 
• Títulos secundários – em tamanho 10 pt, com somente a letra inicial maiúscula, em itálico, com espaçamento anterior e posterior de 12 pt e 6 pt, respectivamente; 
• Títulos terciários – tamanho 10 pt, em letras minúsculas e com espaçamento anterior e posterior de 12 pt e 6 pt, respectivamente; 
• Para a numeração dos títulos e dos subtítulos devem ser empregados numerais arábicos sem ponto, evitando-se mais de três subtítulos.   
 
  Recuo e espaçamento 
• Recuo de início de parágrafo – 0,6 cm; 
• Recuo de citação longa (mais de três linhas) – 4,0 cm à esquerda;
 • Espaçamento entre linhas no corpo do texto – 1,15 pt; 
• Espaçamento antes e após títulos primários – 18 pt antes e 12 pt após; 
• Espaçamento antes e após demais títulos – 12 pt antes e 6 pt após; 
• Espaçamento entre linhas em notas de rodapé – 1,0(simples); 
• Espaçamento entre linhas em citação longa – 1,0(simples);
 • Espaçamento antes e após citação longa – 6 pt; 
• Espaçamento antes e após equações – 12 pt.  
 
  Equações 
• Devem ser apresentadas em formato editável, centralizadas; 
• Numerais arábicos entre parêntesis e alinhados à direita devem ser empregados na numeração das equações;  
   A referência a uma equação, no meio ou no final de uma frase, deve ser feita como “Eq. (1)”, enquanto que, no início de uma sentença, se empregará “Equação (1)”.
 • Os símbolos empregados devem ser definidos imediatamente após seu primeiro aparecimento no texto; 
• O tamanho dos símbolos deve ser compatível com o empregado no corpo do texto; 
• Todas as grandezas serão expressas conforme o Sistema Internacional de Unidades (SI).  
 
  Figuras 
• Devem ser apresentadas em formato editável e centralizadas; 
• A referência a uma figura, no meio ou no final de uma frase, deve ser feita como “Fig.1”, enquanto que, no início de uma sentença, se empregará “Figura 1”; 
• Os rótulos e anotações usados na figura deverão ser apresentados na mesma língua do corpo do texto; 
• Unidades de grandeza devem ser expressas de acordo com o S.I.; 
• As figuras devem ser posicionadas logo após, ou o mais próximo possível, do trecho no qual são citadas; 
• Figuras coloridas de qualidade fotográfica podem ser incluídas no artigo, com no mínimo 300 dpi; 
• Para reduzir tamanho e preservar resolução gráfica, a imagem deve ser convertida para o formato.GIFF (figuras com menos de 16 cores) ou .JPEG (figuras com densidade de cor elevada);
 • A legenda descritiva das figuras deve estar centralizada, e não deve ultrapassar três linhas de texto; 
• A fonte da figura deverá ser alinhada à esquerda, com espaçamentos anterior e posterior de 0 pt e 12 pt respectivamente;
 • A partir da segunda linha da legenda, deve-se alinhar o texto à esquerda.   
 
  Tabelas 
• Devem ser apresentadas em formato editável e centralizadas;
 • A referência a uma tabela, no meio ou no final de uma frase, deve ser feita como “Tab. (1)”, enquanto que, no início de uma sentença, se empregará “Tabela (1)”; 
• A legenda da tabela deve ser alinhada à esquerda e posicionada imediatamente acima da tabela;
 • Os textos e anotações na tabela devem ser de tamanho compatível com o usado no corpo do texto, sendo as unidades para as grandezas consistentes com o S.I.; 
• As unidades devem ser incluídas apenas na primeira linha ou coluna de identificação do parâmetro representado; 
• As tabelas devem ser posicionadas logo após, ou o mais próximo possível, de sua primeira citação no texto do artigo; 
 A legenda da tabela deverá ser alinhada à esquerda, com espaçamentos anterior e posterior de 18 pt e 0 pt, respectivamente, e não deve ultrapassar três linhas de texto; 
• A fonte da tabela deverá ser alinhada à esquerda, com espaçamentos anterior e posterior de 0 pt e 12 pt, respectivamente;
 • A partir da segunda linha da legenda, deve-se alinhar o texto à esquerda.  
 
  OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES Anexos e agradecimentos são elementos opcionais, devendo este último ser alocado antes das referências. Eventuais dúvidas podem ser dirimidas por meio de mensagens eletrônicas endereçadas ao e-mail do periódico (revistatecnologia@unifor.br). Esse endereço de e-mail está protegido contra spambots, sendo necessário habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros..