Efeitos da acumulação de sujeira sobre o desempenho de módulos fotovoltaicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9414

Resumo

O interesse no uso de energia solar para geração de eletricidade tem conduzido pesquisas sobre os parâmetros que interferem no desempenho de módulos fotovoltaicos (FV). A sujeira é um dos parâmetros que impacta negativamente, pois sua acumulação impede que a irradiação solar incida diretamente na superfície dos módulos. Vários estudos têm sido realizados retratando os impactos da sujeira em diferentes lugares do mundo. Assim, o presente artigo tem como objetivo proporcionar uma visão das experiências brasileiras e internacionais que abordam o tema. Além disso, é apresentado um estudo sobre o impacto da sujidade no desempenho de uma planta FV instalada no campus do Pici da UFC, em Fortaleza, Ceará. Os resultados mostram que, devido à sujidade, a perda máxima de eficiência da planta FV é de 16,52%, enquanto a perda de eletricidade gerada chega a 11,71% para um período de 17 dias sem chuva. Após uma chuva de 0,6 mm, é registrado um aumento de 9,09% da eletricidade gerada e de 6,20% da eficiência da planta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielly Norberto Araújo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Técnica em Elétrotécnica (2012) pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) e graduada em Engenheira Elétrica (2017), com ênfase em eletrotécnica, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).Atualmente, é mestranda no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC), na área de sistemas elétricos de potência. Seus interesses são: geração distribuída, geração solar fotovoltaica e sistemas de armazenamento de energia.

Paulo César Marques de Carvalho, Universidade de Paderborn, UPB, Alemanha

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (1989), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Paderborn, Alemanha (1997). Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará. Tem atividades de ensino, pesquisa e extensão nos temas: geração fotovoltaica, geração eólica e biodigestores. Coordena o Laboratório de Energias Alternativas da UFC. Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Ivonne Montero Dupont, Universidade Federal do Ceará - UFC

Possui graduação em Engenharia da Computação na Universidade Tecnológica da Habana José Antonio Echeverría (2014), Habana, Cuba. Trabalhou como Especialista em Ciência da Computação desde 2006 atè 2015 na Empresa de Telecomunicaçoes de Cuba. Tem experiência na área de monitoramento e programação em várias linguagens (C, Java, PHP, Python), também na área de administração de aplicações informáticas (SAP), administração de bancos de dados (PostgreSQL, MySQL, Oracle) e redes de computadores. Tem experiência em administração de serviços em Windows e Linux. Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará, Brasil na área de Sistemas Linux Embarcados aplicados à Energias Renováveis.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

Araújo, D. N., Marques de Carvalho, P. C., & Dupont, I. M. (2019). Efeitos da acumulação de sujeira sobre o desempenho de módulos fotovoltaicos. Revista Tecnologia, 40(2). https://doi.org/10.5020/23180730.2019.9414

Edição

Seção

Artigos