Aplicação de um kit 3D interativo para a inclusão de alunos com deficiência visual e auditiva no ensino de Morfologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15546

Resumo

A Declaração de Salamanca e a Conferência sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU foram marcos importantes para a garantia dos direitos educacionais de crianças e jovens com deficiências. Apesar dos avanços, ainda persistem barreiras discriminatórias, indicando a necessidade de medidas que promovam a transformação dos valores sociais, especialmente no contexto educacional. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção de alunos com deficiência visual e auditiva em relação ao uso de um kit educacional biológico 3D, desenvolvido para apoiar o ensino de morfologia de forma inclusiva e acessível. O kit é composto por um modelo de coração humano em PLA, equipado com um sistema embarcado que inclui vídeos com audiodescrição e tradução em Libras. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em uma intervenção pedagógica e utilizou rodas de conversa e observações diretas como técnicas de coleta de dados. A análise dos dados foi conduzida seguindo o método de categorização e interpretação temática de Yin. Os resultados indicam que o uso do kit contribuiu para a autonomia e o avanço na aprendizagem dos alunos. O kit será divulgado em escolas, eventos e museus, promovendo o acesso à educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade do Rio Grande do Sul (2017). 

Anderson Ferreira Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Especialista em Educação Profissional e Tecnológica, Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Eletrônica e atualmente está cursando Engenharia Eletrônica pela UFPEL. Colaborador em Projetos da Universidade Federal de Pelotas. Entre as experiências profissionais é englobado as áreas de Automação Bancária, Automação Residencial, Automação Industrial, Automação Comercial, Instrumentação Industrial, Teleinformática, Eletrônica e Elétrica. Conhecimento avançado nas ramificações da Tecnologia da Informação, em várias linguagens de programação e desenvolvimento de projetos eletroeletrônicos. Tendo como principal linha de pesquisa o uso da tecnologia para Automação e para Educação.

João Ladislau Barbará Lopes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2016). Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 2008). Possui especialização em Planejamento e Administração em Informática pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 1997) e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG, 2000). Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel, 1992) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel, 1992).

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Moreira, M. I. G., Rodrigues, A. F., & Lopes, J. L. B. (2024). Aplicação de um kit 3D interativo para a inclusão de alunos com deficiência visual e auditiva no ensino de Morfologia. Revista Tecnologia, 45, 1–22. https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15546

Edição

Seção

Artigos