Aplicação de um kit 3D interativo para a inclusão de alunos com deficiência visual e auditiva no ensino de Morfologia
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15546Resumo
A Declaração de Salamanca e a Conferência sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU foram marcos importantes para a garantia dos direitos educacionais de crianças e jovens com deficiências. Apesar dos avanços, ainda persistem barreiras discriminatórias, indicando a necessidade de medidas que promovam a transformação dos valores sociais, especialmente no contexto educacional. Este artigo tem como objetivo analisar a percepção de alunos com deficiência visual e auditiva em relação ao uso de um kit educacional biológico 3D, desenvolvido para apoiar o ensino de morfologia de forma inclusiva e acessível. O kit é composto por um modelo de coração humano em PLA, equipado com um sistema embarcado que inclui vídeos com audiodescrição e tradução em Libras. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se em uma intervenção pedagógica e utilizou rodas de conversa e observações diretas como técnicas de coleta de dados. A análise dos dados foi conduzida seguindo o método de categorização e interpretação temática de Yin. Os resultados indicam que o uso do kit contribuiu para a autonomia e o avanço na aprendizagem dos alunos. O kit será divulgado em escolas, eventos e museus, promovendo o acesso à educação inclusiva.
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