Análise do ciclo de vida de dispositivos inteligentes no município de Campos dos Goyatacazes, RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15022

Resumo

A utilização de dispositivos inteligentes para a coleta de dados de mobilidade urbana está se tornando cada vez mais comum nas grandes metrópoles do Brasil. A ideia da inserção desses dispositivos para coletar dados é inovadora, mas traz consigo alguns pontos pertinentes e que devem ser analisados com cautela. No estudo de caso realizado no município de Campos dos Goytacazes, é realizado uma análise dos dispositivos instalados em veículos pela cidade. Dessa maneira, é necessário que haja uma avaliação dos aspectos ambientais que estão atrelados à utilização desses dispositivos, como uma maneira de coleta de dados para o desenvolvimento de pesquisas, a fim de tornar a coleta e análise de dados mais eficientes e ambientalmente saudáveis. Assim, a realização de uma análise do ciclo de vida (ACV) de dispositivos inteligentes traz consigo um debate inerente da responsabilidade de autoridades, em relação ao uso de dispositivos eletrônicos, assim como o descarte dos mesmos. A ACV busca identificar se o tempo de vida útil de dispositivos inteligentes se sobrepõe à capacidade que eles possuem de captar e transmitir tais dados esperados. Assim sendo, foram explorados conceitos tais como Internet of Things, Tecnologia LoRa e Smart Cities, a fim de aprofundar o debate sobre ciclo de vida de dispositivos e ponderar a importância de um equilíbrio ambiental no debate sobre dados de mobilidade. Com alguns dos resultados obtidos, é possível identificar que 68% dos dispositivos analisados não estavam em pleno funcionamento, o que pode ser explicado pelo mau funcionamento das tomadas veiculares, bem como pelo desligamento proposital dos dispositivos pelos motoristas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Souza Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Economista pela Universidade Federal Fluminense, Mestranda em Engenharia de Transportes e Pesquisadora na área de dados e mobilidade urbana.

Matheus Henrique de Souza Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Doutorado em Transportation Systems - MITPortugal. Reconheço que a minha pesquisa começa a partir da combinação da área de novas tecnologias de transporte (MaaS) com os modelos de regulamentação, concessão, operação e financiamento inteligentes de transportes. A partir da combinação de métodos colaborativos e participativos de coleta de dados, ferramentas de análise de dados, os modelos organizacionais da indústria 4.0 no setor de transportes e, finalmente, com a teoria econômica da regulamentação dos mercados, esta linha de pesquisa procura compreender como gerar valor público para a oferta de um sistema de transporte em uma Cidade Inteligente. Dentro desse conceito, estão as iniciativas do Hub de Inovação Tecnológica em Transportes e do Ubuntu_labe que buscam alinhar o tripé Pesquisa, Ensino e Extensão ao redesenho do pensamento científico, do planejamento de transportes e responsabilidade cidadã através do empoderamento do indivíduo na cidade, na expansão do acesso à cidadania (e.g. e-governo, decisão coletiva) e na valorização de saberes científicos, tradicionais e experienciais. Por fim, também dedico parte dos meus esforços de ensino, pesquisa e extensão ao desenvolvimento de processos criativos de aprendizado baseado em projetos coletivos que busquem o desenvolvimento das habilidades fundamentais (e.g. decisão, liderança, empatia, feedback). Em um futuro dominado pela inteligência artificial, esta pesquisa compreende que o papel da universidade também deve valorizar estas ferramentas como essenciais para a formação de pessoas e o desenvolvimento social das nossas cidades.

Downloads

Publicado

2024-08-01

Como Citar

Dias, A. de S., & Oliveira, M. H. de S. (2024). Análise do ciclo de vida de dispositivos inteligentes no município de Campos dos Goyatacazes, RJ. Revista Tecnologia, 45, 1–13. https://doi.org/10.5020/23180730.2024.15022

Edição

Seção

Artigos