Inserção de medidas de eficiência energética em instituição pública do ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180730.2024.14633

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar os impactos relacionados à inserção de medidas de Eficiência Energética (EE) em Universidade Pública, realizando um estudo de caso na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Ademais, pretende-se identificar e analisar os benefícios qualitativos e quantitativos que tais medidas têm proporcionado à instituição. Para tal, realizou-se uma abordagem histórica, em ordem cronológica, acerca das iniciativas voltadas à EE que foram implementadas pela UFERSA nos últimos anos. Assim, foram identificadas as ações incorporadas pela Universidade através da instalação de Usinas Solares Fotovoltaicas (UFV’s); elaboração do Programa de Eficiência Energética; troca de lâmpadas convencionais pela tecnologia de LED; e ações com enfoque na sustentabilidade ambiental. Fundamentado nas estimativas de geração de energia das UFV’s existentes na UFERSA, constatou-se que as mesmas, desde a sua entrada em operação até o vigente ano, foram responsáveis pela geração de um valor considerável, fornecendo uma economia monetária bastante expressiva. Em relação à medida de substituição de lâmpadas convencionais do tipo fluorescente por lâmpadas do tipo LED nos prédios da UFERSA, verificou-se que nos últimos três anos, houve uma redução de algo em torno de 35% da carga instalada referente à iluminação da Universidade, também proporcionando uma economia monetária relevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz José de Bessa Neto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA (2021), graduação em Ciência e Tecnologia pela UFERSA (2019) e técnico em Petróleo e Gás pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará- IFCE (2016). Atualmente atua como Analista de Infraestrutura Elétrica na Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A. Tem experiência e conhecimentos na área de Engenharia Elétrica, atuando nos seguintes temas: Projeto de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFVCR), Telecomunicações, Infraestrutura de Data Center's, Sistemas Elétricos de Potência, Instalações Elétricas, Acionamentos de Máquinas Elétricas, Eletrônica Analógica e Digital e Energias Renováveis, com ênfase nas tecnologias de geração Solar FV e Eólica.

Fabiana Varella, Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Graduação em Engenharia Civil - UnP (2001), mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos - UNICAMP (2004) e doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos - UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Associado IV do Curso de Engenharia Elétrica da UFERSA. 

Júlio César , Universidade Federal Rural do Semiárido, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), com mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela mesma instituição e graduação em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua como Administrador da Ufersa desde 2010. É membro do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte (CRA-RN) e da Rede Governança Brasil (RGB).

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Bessa Neto, L. J. de, Varella, F. K. de O. M., & Sousa, J. C. R. de. (2024). Inserção de medidas de eficiência energética em instituição pública do ensino superior . Revista Tecnologia, 45, 1–19. https://doi.org/10.5020/23180730.2024.14633

Edição

Seção

Artigos