Histórias de ficção como suporte na travessia da infância à adolescência
DOI:
https://doi.org/10.5020/23590777.rs.v24i3.e14032Palavras-chave:
Psicanálise, adolescência, puberdade, histórias de ficção, fantasiaResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar o uso das histórias de ficção, relatadas pelo sujeito em análise, como um recurso em estabelecer uma reorientação fantasmática, durante o processo de adolescer, em busca de certa estabilização subjetiva. Para isso, foi realizado um percurso teórico, ancorado nas pesquisas psicanalíticas, sobre puberdade e adolescência, a fim de compreender os processos e impasses que os sujeitos adolescentes apresentam nesse momento. Articulada a essas investigações, utilizamos as considerações de um caso clínico, procurando demonstrar como o uso das histórias de ficção, relatadas em análise, pode ser um organizador da realidade vivida pelo adolescente, revelando ser um recurso fantasmático importante para o sujeito contornar o insuportável do real que a entrada na puberdade desvela.
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