A cooperação como categoria ideológica na formação do licenciado em educação física: um estudo de experiência docente na condução de atitudes agressivas no ensino fundamental

Autores/as

  • Paloma Cathilyne Justen
  • Alvori Ahlert

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.268-279

Palabras clave:

Ideologia, Cooperação, Licenciado em Educação Física, Formação profissional.

Resumen

O estudo teve como tema a cooperação e as atitudes agressivas. O objetivo geral do estudo foi verificar se durante as aulas de educação física, em escolas públicas municipais de Marechal Cândido Rondon – PR, sustentadas na ideologia cooperativa, existem atitudes agressivas. A pesquisa foi descritiva e os sujeitos do estudo foram alunos e alunas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e a docente da referida disciplina. A metodologia foi um estudo de caso realizado através da observação direta durante as aulas e entrevista semiestruturada com a docente das turmas observadas. Os resultados encontrados, a partir das observações e da entrevista, confirmaram a diminuição significativa das atitudes agressivas durante as aulas de Educação Física a partir do trabalho da cooperação como atitude permanente durante as aulas. Concluiu-se que a ideologia da cooperação como instrumento didático-pedagógico permanente diminui as atitudes agressivas durante as aulas de educação física.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paloma Cathilyne Justen

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Alvori Ahlert

Pós-Doutor em Educação, Doutor em Teologia, Mestre em Educação nas Ciências. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Pesquisador da Linha de Pesquisa Formação de Professores do Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar - GEPEFE e da Linha de Pesquisa Desenvolvimento Territorial, Meio Ambiente e Sustentabilidade Rural do Grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Sustentável - GIIPEDES.

Publicado

2018-02-02

Cómo citar

Justen, P. C., & Ahlert, A. (2018). A cooperação como categoria ideológica na formação do licenciado em educação física: um estudo de experiência docente na condução de atitudes agressivas no ensino fundamental. Revista De Humanidades (Descontinuada), 32(2), 268–279. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.268-279

Número

Sección

Artigos