A cooperação como categoria ideológica na formação do licenciado em educação física: um estudo de experiência docente na condução de atitudes agressivas no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.268-279Keywords:
Ideologia, Cooperação, Licenciado em Educação Física, Formação profissional.Abstract
O estudo teve como tema a cooperação e as atitudes agressivas. O objetivo geral do estudo foi verificar se durante as aulas de educação física, em escolas públicas municipais de Marechal Cândido Rondon – PR, sustentadas na ideologia cooperativa, existem atitudes agressivas. A pesquisa foi descritiva e os sujeitos do estudo foram alunos e alunas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e a docente da referida disciplina. A metodologia foi um estudo de caso realizado através da observação direta durante as aulas e entrevista semiestruturada com a docente das turmas observadas. Os resultados encontrados, a partir das observações e da entrevista, confirmaram a diminuição significativa das atitudes agressivas durante as aulas de Educação Física a partir do trabalho da cooperação como atitude permanente durante as aulas. Concluiu-se que a ideologia da cooperação como instrumento didático-pedagógico permanente diminui as atitudes agressivas durante as aulas de educação física.Downloads
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Published
2018-02-02
How to Cite
Justen, P. C., & Ahlert, A. (2018). A cooperação como categoria ideológica na formação do licenciado em educação física: um estudo de experiência docente na condução de atitudes agressivas no ensino fundamental. Revista De Humanidades, 32(2), 268–279. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.268-279
Issue
Section
Artigos