Reflexões sobre a Importância da Educação para a Cidadania: um enfoque prático

Autores/as

  • Verônica Salgueiro do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%25p

Resumen

No presente artigo, procurou-se organizar algumas reflexões sobre a importância e significados de conceitos que se ligam diretamente à prática da educação para cidadania. Num primeiro momento, foi discutido o significado social da educação e as possibilidades de se promover o desenvolvimento do sujeito cidadão. Na seqüência, tendo como inspiração toda a teoria elaborada por Paulo Freire, foram desenvolvidas algumas observações sobre a prática de um trabalho em comunidade e o papel do educador para a promoção de uma prática educativa coerente com as reflexões propostas na primeira parte do texto. Como conclusão, ainda tendo como referência o pensamento de Paulo Freire, apresentou-se considerações sobre a importância de se cultivar a utopia no campo educacional. Palavras-chave: Psicologia; Cidadania; Educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Verônica Salgueiro do Nascimento

Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Supervisora de Estágio do Escritório de Prática Jurídica da UNIFOR. Professora Assistente da Universidade de Fortaleza.

Publicado

2010-02-02

Cómo citar

do Nascimento, V. S. (2010). Reflexões sobre a Importância da Educação para a Cidadania: um enfoque prático. Revista De Humanidades (Descontinuada), 18(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2003.18.2.%p

Número

Sección

Artigos