Psicanálise e educação: como conciliar a dor e o prazer na relação com o conhecimento?

Autores/as

  • Maria Regina Maciel

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.2.%25p

Palabras clave:

Ptolomeu. Copérnico. Informação. Objetividade. Inferência..

Resumen

O texto articula Psicanálise e Educação partindo da preocupação atual com relação à denominada ‘crise da autoridade’. Na tradição psicanalítica, a educação tem sido tratada como instância essencialmente interditora; entendemos, contudo, que o educador pode ter um papel de tentar conciliar a dor e o prazer na relação com o conhecimento. Neste sentido, começaremos nossa análise a partir da questão do infantil em Freud. Posteriormente, enfocaremos a teoria de Winnicott, principalmente em sua concepção sobre o brincar.

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Publicado

2010-11-05

Cómo citar

Regina Maciel, M. (2010). Psicanálise e educação: como conciliar a dor e o prazer na relação com o conhecimento?. Revista De Humanidades (Descontinuada), 24(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.2.%p

Número

Sección

Artigos