Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves
  • Ivonete Marques de Souza Nunes

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2018.9040

Palavras-chave:

Contos de Fadas, Imaginário infantil, Gênero

Resumo

O presente estudo tem por finalidade analisar a influência dos contos de fadas no processo de compreensão de situações vivenciadas pelas crianças no cotidiano, estabelecendo relações com o imaginário infantil e com questões de gênero. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida com 20 crianças, sendo um grupo do jardim III e outro do 4º ano do ensino fundamental, em que foram narrados os contos João e Maria e Chapeuzinho Vermelho. Em seguida, foram feitos questionamentos para analisar a opinião das crianças, sendo todo o processo registrado através de filmagem. Os resultados indicam que, mediante os contos, o imaginário das crianças é estimulado e elas estabelecem relações da história com a sua própria vida, externalizando seu pensamento sobre questões conflituosas, como medo, perdas, morte, entre outras. Também reproduzem padrões culturais relativos a gênero, como se o masculino fosse o mais forte e inteligente, e o feminino o mais frágil, dependente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Ivonete Marques de Souza Nunes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino de Naviraí – MS.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Peres Gonçalves, J., & de Souza Nunes, I. M. (2019). Mundo mágico dos contos de fadas: vozes das crianças. Revista De Humanidades, 33. https://doi.org/10.5020/23180714.2018.9040

Edição

Seção

Artigos