Carreiras em deslocamento: considerações a partir de uma etnografia de professoras de balé clássico

Authors

  • Fernanda Ferreira de Abreu

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.204-213

Keywords:

Carreiras. Deslocamentos. Balé clássico. Professoras. Etnografia.

Abstract

Este artigo, de natureza antropológica, tem como objetivo analisar carreiras de professoras de balé clássico que trabalham em academias de dança de Niterói (RJ). Com base em entrevistas com professoras e observação participante em aulas de balé clássico, são tecidas considerações acerca de seis carreiras que se encontram em variados estágios, com ênfase em processos de deslocamentos, rupturas e possibilidades de metamorfose. O material de campo, de cunho etnográfico, aponta para tensões entre prazer e dinheiro, o que é analisado à luz da relação entre projetos e campo de possibilidades (VELHO, 2003), e da “inarredável tensão entre iluminismo e romantismo” (DUARTE, 2006). O foco nas carreiras consiste em um diferencial em relação às pesquisas do balé clássico encontradas no âmbito da antropologia, que, em sua maioria, tiveram por principal interesse o corpo e a dança em si.

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Author Biography

Fernanda Ferreira de Abreu

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Published

2018-02-02

How to Cite

Abreu, F. F. de. (2018). Carreiras em deslocamento: considerações a partir de uma etnografia de professoras de balé clássico. Revista De Humanidades, 32(2), 204–213. https://doi.org/10.5020/23180714.2017.32.2.204-213

Issue

Section

Artigos