Ensino e Transmissão da Psicanálise: uma experiência na Universidade de Fortaleza

Autores

  • Karla Patrícia Holanda Martins
  • Ariadne Freitas Albuquerque
  • Leônia Cavalcante Teixeira
  • Maria Celina Peixoto Lima

DOI:

https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.2.%25p

Palavras-chave:

Psicanálise. Universidade. Ensino. Transmissão.

Resumo

A partir das experiências de docência e monitoria, o presente artigo tem como objetivo discutir o ensino da Psicanálise na universidade, mais especificadamente no curso de Psicologia da UNIFOR, buscando compreender algumas das dificuldades, possibilidades e impasses nesta transmissão. Inicia-se desenhando um histórico da entrada da Psicanálise na universidade e do entendimento de Freud sobre esta inserção. A partir das considerações de Jacques Lacan, considerando-se que a Psicanálise e a universidade constituem diferentes discursos, indagamos e refletimos, junto aos estudantes de Psicologia, sobre as implicações do ensino desta teoria em seu percurso na formação universitária. O método de pesquisa utilizado foi qualitativo, com entrevista e análise de conteúdos. Os treze sujeitos investigados são estudantes de Psicologia da UNIFOR, em dois momentos distintos da graduação, sendo um grupo de 6 (seis) alunos do primeiro semestre, ou seja, em um contato inicial com a teoria psicanalítica, e outro grupo de 7 (sete) alunos do sétimo semestre, cursando a penúltima disciplina de Psicanálise no curso. A coleta dos dados foi feita a partir de uma pergunta disparadora, permitindo-se que, a partir daí, fossem relatadas, sem interferência da entrevistadora, suas experiências com o ensino e a aprendizagem da Psicanálise. Como referenciais bibliográficos de análise dos depoimentos, destacamse novamente as contribuições de Freud, Lacan e de psicanalistas envolvidos com o tema da transmissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karla Patrícia Holanda Martins

Professora do Mestrado de Psicologia da UNIFOR, ministra na graduação a disciplina de Teoria e Técnicas Psicoterápicas e Estágio em Clinica (Psicanálise), membro-fundadora do LEIPCS. E-mail: karlamartins@unifor.br

Ariadne Freitas Albuquerque

Psicóloga, egressa do curso de psicologia da UNIFOR, monitora da disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterápicas I (Psicanálise) e realizadora da pesquisa. E-mail: ariadne_albuquerque@yahoo.com.br

Leônia Cavalcante Teixeira

Professora do Mestrado de Psicologia da UNIFOR, ministra na graduação a disciplina de Psicopatologia Psicanalítica e Estágio em Clinica (Psicanálise), membro-fundadora do LEIPCS. E-mail: leoniat@unifor. br

Maria Celina Peixoto Lima

Professora do Mestrado de Psicologia da UNIFOR, ministra na graduação a disciplina Psicopatologia Psicanalítica e Estágio em Clinica (Psicanálise), membro-fundadora do LEIPCS. E-mail: celina.lima@ unifor.br

Publicado

2010-11-05

Como Citar

Patrícia Holanda Martins, K., Freitas Albuquerque, A., Cavalcante Teixeira, L., & Celina Peixoto Lima, M. (2010). Ensino e Transmissão da Psicanálise: uma experiência na Universidade de Fortaleza. Revista De Humanidades (Descontinuada), 24(2). https://doi.org/10.5020/23180714.2009.24.2.%p

Edição

Seção

Artigos