Um retrato da primeira infância em situação de pobreza
DOI:
https://doi.org/10.5020/18061230.2018.8766Palavras-chave:
Criança, Pobreza, Desenvolvimento Infantil.Resumo
Objetivo: Conhecer o perfil da primeira infância em situação de pobreza no estado do Ceará. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, de natureza quantitativa, realizado com crianças de zero a seis anos em situação de pobreza no estado do Ceará. Os dados foram coletados na plataforma Tabulador de Informações do Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, no período de junho de 2017, quando o mesmo contava com 5.385.085 pessoas cadastradas, das quais 581.336 tinham de zero a seis anos, definindo a amostra da pesquisa. As variáveis coletadas foram: sexo, etnia, renda, habitação, educação, saúde e violação dos direitos, para serem analisadas descritivamente. Resultados: Com relação à renda, são 552.921 famílias (95,11%) consideradas de baixa renda, das quais 73,18% (425.441) vivem em situação de extrema pobreza. Apesar de a maioria (388.325; 66,79%) morar em domicílios situados em zonas urbanas, em casas predominantemente de alvenaria (548.871; 94,41%), 281.726 (41,02%) residem em domicílio sem nenhum tipo de calçamento em frente à residência e 427.906 (63,31), sem rede coletora de esgoto. Na dimensão educação, 395.776 crianças (68,08%) não frequentam a escola e menos de 1% (70) vive em situação de rua e trabalho infantil. Foram, predominante, crianças do sexo masculino (297.786; 51,22%) e consideradas, por seus responsáveis, pardas (479.769; 82,53%). Conclusão: A maioria das crianças de até 6 anos e em situação de pobreza no Ceará são do sexo masculino, de cor parda, residindo em domicílios com precárias condições de saneamento básico e ainda sem acesso à educação infantil.Downloads
Referências
Laffite LTG, Didonet V. A intersetorialidade nas políticas para a primeira infância [Internet]. Rio de Janeiro: Rede Nacional Primeira Infância; 2015. [acesso em 2017 Ago 20]. Disponível em: https://undime.org.br/uploads/documentos/phpcrSG7h_55a64dbb2efb2.pdf
Chiesa AM, Sousa FLP, Cypel S, Oliveira ZMR. Primeiríssima infância da gestação aos três anos: percepções e práticas da sociedade brasileira sobre a fase inicial da vida. São Paulo: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal; 2013.
Eyken EDV, Ribeiro CDM. Desenvolvimento infantil: seus agentes e as políticas públicas do município do Rio de Janeiro. Physis. 2012;22(3):1085-99.
Stringhini S, Carmeli C, Jokela M, Avendaño M. Muennig P, Guida F, et al. Socioeconomic status and the 25 × 25 risk factors as determinants of premature mortality: a multicohort study and meta-analysis of 1·7 million men and women. Lancet [Internet]. 2017 [acesso em 2018 Set 05];389(10075):1229-37. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(16)32380-7/fulltext?code=lancet-site
Cavalcante LIC, Araújo CR, Góes ELC, Magalhães CMC. Análise das condições sociofamiliares de crianças em acolhimento institucional: comparando dois momentos. Psicol Argum. 2014;32(76):79-92.
United Nations. Resolution adopted by the General Assembly: political declaration of the high-level meeting of the General Assembly on the Prevention and Control of Non-communicable Diseases [Internet]. New York: UN; 2011 [acesso em 2014 Nov 3]. Disponível em: http://www.who.int/nmh/events/un_ncd_summit2011/political_declaration_en.pdf?ua=
Brasil. Lei nº 13.257, de 08 de Março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e altera o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Processo Civil, a CLT, a Lei nº 11.770, de 9 de Setembro de 2008, e a Lei nº 12.662, de 5 de Junho de 2012. Diário Oficial da União; Brasília, 09 Mar. 2016; Seção 1.
Perovano DG. Manual de metodologia científica para a segurança pública e defesa social. Curitiba: Juruá; 2014.
Ministério do Desenvolvimento Social (BR). Bolsa família: como funciona [Internet]. 2015 [acesso em 2015 Jul 01]. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/o-que-e/como-funciona/como-funciona].
Morais RLS, Carvalho AM, Magalhães LC, Pinto PAF. Primeira infância e pobreza no Brasil: uma análise integrada a partir de indicadores em saúde, educação e desenvolvimento social. Rev Polít Públicas. 2015;19(1):303-14.
Teixeira AN, Lôbo KRG, Duarte ATC. A Criança e o ambiente social: aspectos intervenientes no processo de desenvolvimento na primeira infância. Id on Line Rev Psic. 2016;10(31):114-34.
Hamadani JD, Tofail F, Huda SN, Alam DS, Ridout DA, Attanasio O, et al. Cognitive deficit and poverty in the first 5 years of childhood in Bangladesh. Pediatrics. 2014;134(4):1001-8.
Brasil. Lei nº 8.069, de 13 de Julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União; Brasília, 13 Jul 1990; Seção 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à RBPS, não sendo permitida sua apresentação a outro periódico. Junto ao envio do manuscrito, autores devem encaminhar a Declaração de Responsabilidade e de Direitos Autorais assinada por todos os autores, bem como, sua contribuição individual na confecção do mesmo e deverá ser enviada no formato pdf.
O autor poderá depositar a versão final do artigo, com revisão por pares “postprint” em qualquer repositório ou website de acordo com a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.